12/11/14

Home
Sobre nós
Tecnologias
Modelos de negócio
Contexto Legal
Evolução Futura
Referências

 

IPTV (Internet Protocol Television)

www.hotstream.eu

Nas últimas décadas a televisão tem evoluído bastante a nível tecnológico como também a nível do conceito em si, mais concretamente nos serviços oferecidos e experienciados pelo utilizador.

No início a televisão era analógica e a preto e branco e mais tarde passou ser a cores. Uma vez que naquela altura o sinal enviado era igual para todos, não era possível oferecer serviços personalizados para cada cliente.

Nos últimos anos tem – se assistido uma mudança gradual da televisão analógica para digital. Sendo que, com o avanço e aumento da capacidade das tecnologias da rede IP, surgiu o serviço IPTV (Internet Protocol Television).

O IPTV é um serviço de distribuição digital, codificado como uma série de pacotes IP. Este serviço pode ser empacotado com outros serviços de Protocolo de Internet, incluindo VoIP e acesso à Internet de alta velocidade.

O serviço IPTV envia apenas um programa de cada vez. O conteúdo permanece na rede do provedor de serviços e o programa que o cliente selecciona é enviado para a casa. Quando um espectador muda de canal, um novo fluxo é transmitido a partir do servidor do fornecedor directamente para o utilizador. Assim como TV por cabo,o serviço IPTV requer um set-top box.
O serviço IPTV utiliza principalmente multicasting para as transmissões de televisão ao vivo e Internet Group Management Protocol (IGMP) e Real Time Streaming
Protocol para os serviços vídeo- on-demand. Padrões de compressão de vídeo compatíveis incluem H.264, Windows Media Video 9 e VC1, DivX, XviD, Ogg Theora e MPEG-2 e MPEG -4 [1].

 

Serviços:

Televisão em tempo real: Serviço de televisão disponível em tempo real com ou sem interacção do utilizador. No serviço IPTV existe dois canais a chegar à set-top-box, uma para visualização e outra para gravação.

Video-on-demand (VoD): Considerado um serviço pay-per-view, um serviço no qual o utilizador escolhe um vídeo ou uma série dentro dos conteúdos disponíveis do fornecedor, e esse é exibido na televisão. O conteúdo pode ser acedido sempre que pretendido pelo utilizador.

Serviço de Entretenimento: A distribuição de serviços de entretenimento vem trazer uma grande competitividade entre as operadoras de telecomunicações. Estes serviços estão relacionados como por exemplo: jogos, acesso à internet, chat, videoconferência entre outros.

Time-shifting: Aceder a programas de televisão que não estejam a ser transmitidos na hora.

Catch-Up TV: Poder voltar a ver um programa que foi dado há dias atrás.

StarOver TV: Poder ver um programa actual desde o início.

Personalização: Capacidade de um serviço ser personalizado de modo ajustar aos hábitos do utilizador.

 

     

Home | Sobre nós | Tecnologias | Modelos de negócio | Contexto Legal | Evolução Futura | Referências

This site was last updated 12/11/14