Modelo de Negócio

Investimentos iniciais

A plataforma Youtube teve inicio como uma angel-funded enterprise, a qual era sediada numa garagem.

Em novembro de 2015, a firma Sequoia Capital investe 3.5 milhões de dólares na plataforma. Trata-se do primeiro grande investimento.

Em abril de 2006, a Sequoia Capital, em parceria com a Artis Capital Management, investiu 8 milhões de dólares, após se ter verificado o rápido crescimento da plataforma.

Em 2006 a empresa registou um dos maiores crescimentos da internet, com cerca de 65000 uploads diários. A 9 de outubro, a emGoogle adquire o Youtube, tendo pago pela compra 1.65 mil milhões de dólares.

Publicidade

A plataforma Youtube possui um modelo de negócio centrado na publicidade. Existem diversos formatos de anúncios que se podem encontrar na página. São em seguida descritos diversos tipos de anúncios:

  • Promoted Video Ads - Esta opção foi dimensionada a pensar em empresas de grande dimensão, dispostas a investir pesadamente em propaganda. Oferece a possibilidade de criar canais personalizados.
  • Sponsored Text Ads – Consiste em anúncios de texto sobrepostos ao vídeo em exibição, ou colocados ao lado deste.
  • True View Video Ads - Opção que dá a possibilidade ao utilizador de escolher entre ver ou não ver o anúncio destacado para o vídeo exibido. Nesta opção o anuncio apenas será pago por cada vez que este for efetivamente visto.
  • Standard in Stream Ads – Trata-se da inserção de um vídeo publicitário no início, meio ou fim do vídeo seleccionado pelo utilizador. Geralmente, estes anúncios têm curta duração, não excedendo os 30 segundos.
  • Standard Youtube Video Ads – São anúncios colocados à direita do vídeo em exibição ou até mesmo nas páginas de pesquisa do Youtube. Podem funcionar em Auto-Play (30 segundos, sem som) ou em Click-to-Play.
  • InVideo Ads – Blocos de texto semi-transparentes que em caso de click, redirecionam para um URL definido pelo criador do anúncio.

A exceção dos primeiros, todos estes anúncios podem ser contornados por programas como o AdBlock. Isto tem gerado muita polémica, pois trata-se de um grande abate ao modelo de negócio.

Descarregue a aplicação AdBlock Plus em https://adblockplus.org/ e disfrute do seu entertenimento sem interrupções.