Smart TV

Smart TV é também conhecida como TV conectada ou” TV Hybrida“, sendo na sua essência uma tentativa de integração da Internet com os televisores, aproximando-os dos computadores, uma vez que passam a oferecer diretamente conteúdos interativos como jogos, aplicações, vídeos, etc.

O nome “Smart TV” inspirou-se na forma como a internet, widgets web e aplicações de software foram integrados nos telemóveis e que deu origem ao nome “Smart Phone”. Todas as Smart TVs possuem uma página inicial que permite o acesso a diferentes funções, e também uma loja exclusiva de aplicativos. Até o momento, os aplicativos disponíveis para Smart TVs são grátis, mas com a popularização desta tecnologia prevê-se que os fabricantes disponibilizem outras aplicações e conteúdos pagos.

Estes dispositivos permitem então que os telespectadores possam, entre outras coisas, pesquisar e encontrar vídeos, filmes, fotos e outros conteúdos na web, ou mesmo os que tem armazenados num disco rígido local.

Trata-se também de uma excelente oportunidade para empresas de desenvolvimento de software e programadores, pois, com a criação de App Markets relacionados com as Smart TV, podem criar aplicações e aumentar o seu mercado.

A Google já disse que a sua Smart TV vai ser em Android, sendo uma boa notícias para quem desenvolve aplicações para este sistema, uma vez que veêm aumentados os seus dispositivos alvo, contando actualmente com apenas smartphones e tablets. Da Apple TV ainda pouco se sabe, mas a Samsung já tem uma store.

Uma das funcionalidades mais atractivas advém da criação do standard Digital Living Network Alliance (DLNA) que é utilizado para a partilha de conteúdos entre dispositivos. As Smart TVs estão certificadas para utilizar DLNA Streaming e reproduzir filmes, fotos e músicas a partir de um PC, smartphone, ou de outros dispositivos que se conectem à rede wireless.