Aspectos relevantes

Resolução:

A resolução define a quantidade de pixies existentes no ecrã. Quanto maior resolução melhor a qualidade gráfica obtida. Uma maior resolução irá implicar uma imagem mais detalhada e nitida. A resolução do olho humano atinge um máximo de cerca de 250 megapixels. Na prática a visão em alta resolução pode reduzir-se a um centésimo desse valor. No entanto, devido ao fenómeno de interpolação existente no olho, que se traduz na interpolação de duas imagens captadas por células diferentes, a resolução da nossa visão aumenta absurdamente. Actualmente as resoluções disponíveis no mercado são:

  • DVD - 720 × 576 / 704 × 576 / 352 × 576 / 352 x 288 pixels
  • 720p - A TDT tem uma resolução semelhante que já só poderá ser completamente visualizado com uma televisao de 720p
  • Full-HD 1080 - Formato dos blu-ray 1080p - progressive scanning 1080i - interlaced scanning

O novo coded H.265 desenvolvido recentemente e que irá substituir o actual H.264 vai permitir resoluções muito superiores:

  • Ultra HD 4K - [2160p] 3840 x 2160
  • Ultra HD 8K - [4320p] 7680 x 4320

O nome vem da largura da imagem, cerca de 4 mil pixels na resolução mais baixa, o que quadriplica o número do Full HD. Ter em atenção que o vídeo em HD é indicado pela resolução vertical (720 ou 1080 pixels), mas 4K é a resolução horizontal. A resolução vertical é de cerca de 2 mil pixels. Filmes recentes como “O Incrível Homem-Aranha” e “Prometheus” foram filmados com câmeras 4K e exibidos nessa resolução em muitas salas com sistemas de projeção digital. Recentemente, na feira CES 2013 (Consumer Electronics Show) em Las Vegas, fabricantes como a LG, Sony e Toshiba já anunciaram TVs 4K, mas infelizmente ainda há falta de conteúdo para as mesmas. Além do mais uma resolução tão elevada apenas consegue ser perceptível em ecrãs de dimensões muito grandes.

 

Varrimento/Frequência de resposta (100-1600Hz)

Mede a rapidez com que a imagem é desenhada na tela, sendo que quanto maior for este valor, menor o arrastamento nas trasições entre imagens e consequentemente melhor qualidade. Existem dois tipos de varrimento:

  • Entrelaçado: Cada imagem individual é composta por duas meias imagens em forma de linha. A imagem não surge completa toda de uma vez, sendo mostrada primeiro uma meia imagem com as linhas pares e depois uma segunda meia imagem com as linhas ímpares – contudo, a mudança rápida é percebida como uma imagem inteira pelo olho humano.
  • Progressivo: O varrimento progressivo transmite 50 imagens inteiras por segundo em vez das 50 meias imagens do vulgar entrelaçamento.Isso permite que a imagem transmitida surja muito mais clara e detalhada.