Cronologia da Gravação de Som |
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· 1877 – Foi feita a 1ª gravação de voz, usando o “Fonógrafo”, um aparelho cilíndrico com várias camadas de metal, inventado por Thomas Edison e no qual é armazenada a informação. Edison fez a primeira gravação com o célebre poema "Mary has a little lamb".
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1881 – Foi inventado o 1º disco de corte lateral, com 10
polegadas de diâmetro, sulcos profundos e marcas fortes para que o som
seja reproduzido por uma máquina desenvolvida por Chichester Bell em
1881. (na altura ainda não tinha sido inventada a máquina para tocar
estes discos, o “Grafofone”, apenas construído em 1985). ·
1885 – Foi Inventado por Chichester Bell e Charles Tainter
um segundo tipo de fonógrafo, o “Grafofone”. · 1888 – Emile Berliner inventou um terceiro tipo de fonógrafo, o “Gramofone”, que faz a leitura horizontal do disco. Berliner foi o primeiro a produzir em massa cópias de vulcanite de borracha dura a partir de uma gravação master de zinco. (deixa de ser necessário, por exemplo., que um cantor tenha que cantar 10 vezes para que grave 10 discos). ·
1898 - Valdemar Poulsen patenteou o primeiro gravador magnético,
chamado “Telegrafone”. A gravação era feita num fio de metal. ·
1902 – Foram inventados os discos de dois lados, na América
do Sul, por Ademor Petit. ·
1906 – A “Victor
Talking Machine Company” introduziu o primeiro fonógrafo totalmente
encapsulado numa caixa, que em 1907 se tornou massivamente conhecido por
"Victrola". Foi gasta uma larga quantidade de dinheiro na
divulgação e publicitação do nome “Victrola” na sociedade, o que
levou a que, a certa altura qualquer fonógrafo de mobília fosse chamado
“Victrola”. ·
1913 – Edison aderiu ao formato do disco plano e começou
a vender os leitores de discos tal como os discos da marca “Diamond-Disc”.
Estes discos eram caracterizados por terem uma superfície de plástico de
Condensite laminado, e uma espessura de 6,35 mm. ·
1925 – Foram comercializados os primeiros discos gravados
electricamente tal como os fonógrafos da Ortophonic. O modelo era mecânico, accionado por uma manivela
manual, e não precisava, portanto, de electricidade para funcionar, mas
foi desenhado para tocar discos gravados electricamente no estúdio, e
reproduzir fielmente a dinâmica da gravação, algo que o “Victrola”
não conseguia. ·
1933 - A firma inglesa Electric & Musical Industries,
mais tarde EMI, inventou as gravações estereofónicas, gravando
alguns discos de 78 revoluções por minuto. · 1935 – Apresentação do “Magnetofone”, aparelho de gravação em fita magnética das marcas BASF/AEG. Fig.4 – Magnetofone (1935) ·
1939 – Marvin Camras inventou o gravador de som em fio de
aço, que foi muito utilizado durante a 2ª Guerra Mundial. ·
1948 – A companhia Columbia introduziu o disco de longa duração (LP - Long
Playing) com 12’’, 33-1/3 rpm, e com capacidade para 23 minutos em
cada lado do disco. Este disco era feito de vinil, que apareceu em
substituição da goma-laca, usada até esta altura, e apresentava sulcos
microscópicos (microgravação). ·
1949 – A companhia RCA introduziu os leitores e gravadores de discos de 7’’ de 45
rpm, que usavam também a microgravação. ·
1949 - A empresa Magnecord adicionou uma segunda cabeça ao gravador mono de K7 PT-6
o que levou à criação do primeiro gravador de K7 em estéreo. 1 ·
1958 –A firma americana Audio Fidelity e as firmas
inglesas Decca e Pye foram as primeiras a introduzir os
discos estéreo de 45 e 33 rpm’s no mercado, 25 anos depois dos
primeiros discos estéreo de 78 rpm da EMI. ·
1965 – A Philips
demonstrou a ”compact
audio cassette”. Uma K7 com 4 pistas e que permite 30 a
45 minutos de música estéreo em cada lado da K7. (imagem da K7) ·
1969 – O sistema de redução de ruído para K7’s “Dolby
Noise Reduction” foi introduzido. · 1980 – O primeiro leitor de CD’s foi finalizado, resultado da união entre as empresas Philips e Sony. Fig.5- Primeiro leitor de CD’s da Sony (1980) ·
1986 – Apareceu a “Digital Audio Tape”, ou DAT, introduzida pela Sony/Philips. Devido a problemas de patentes da marca, o
desenvolvimento de versões mais acessíveis para o consumidor para o
consumidor foi sendi adiado, o que levou a que o preço desta tecnologia
se mantivesse sempre muito elevado. ·
1989 – O Instituto alemão “Fraunhofer Institut Integrierte Schaltungen” recebeu a patente
alemã para o MP3 (MPEG Layer III). ·
1992 - Após o fracasso comercial do DAT a Sony apresentou
um suporte digital novo, com uma qualidade próxima da de um CD: O Mini-Disc ·
1998 – A Denon
introduziu o primeiro leitor de HDCD (High Definition Compact Disc). ·
1998 – Foi criado o DVD-Audio. A sua capacidade seria a
mesma que a de um DVD-Vídeo (4.7/8.5/9.4/17 GB), a taxa de amostragem
seria superior à do CD, mas a tecnologia empregue é a mesma que a do CD,
o PCM (Pulse Code Modulation). ·
1999 – A Sony apresentou em San Diego, a 30 de Setembro,
um possível sucessor do CD, o SACD (Super Audio CD). O SACD é um salto qualitativo em relação ao CD
pois grava em “D.S.D.”, “Direct Stream Digital”, que é um
avanço em relação ao PCM. Nos
nossos dias, continuamos sem saber qual dos formatos irá suceder ao CD.
Por enquanto o uso generalizado entre as camadas jovens da sociedade dos
formatos digitais como o WAV ou o MP3, tem sido a escolha mais económica,
e tem por isso abalado a indústria musical com o seu livre acesso em sites
ou o seu tráfico cibernético através de programas P2P (Peer to Peer).
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de Som |