ist logo

 

Resumo

Apresentação

Introdução

XM Radio

Sirius

Worldspace

Discussão

Links

Introdução

O que é a rádio
via satélite

Como funciona

Onde está disponível

Vantagens sobre a
rádio convencional

 

 

O que é a rádio via satélite

Em 2001 iniciou-se a revolução do rádio, tendo sido este o ano em que são transmitidas pela primeira vez emissões de rádio via satélite nos EUA. Esta tecnologia depende de um rádio digital que descodifica um sinal emitido por satélite. Como é um sinal satélite e não terrestre, como o sinal das rádios convencionais, o alcance de cobertura é muito superior, assim como a qualidade do som. Outra característica é a ausência de comerciais nos canais exclusivamente musicais (que abrangem quase todos os géneros), chegando mesmo, em alguns canais, a não haver DJ ou qualquer discurso. Os canais de entretenimento têm no máximo 7 minutos de comerciais por hora. Em contrapartida, este serviço exige o pagamento de uma mensalidade, sendo por isso também chamado de Subscription Radio (rádio por assinatura)2. Existem três fornecedores deste serviço a nível mundial:

Worldspace, XM Satellite Radio e Sirius Satellite Radio (o nome comercial utilizado é apenas Sirius, que vai ser adoptado ao longo deste trabalho). A tecnologia utilizada por cada um é diferente, o que implica a compra de equipamento diferente para cada fornecedor.

É nos EUA que a rádio via satélite tem maior sucesso, talvez pelo facto do consumo de rádio ser muito mais intenso do que no resto mundo ou devido à concorrência e publicidade, entre as duas empresas norte-americanas (Sirius e XM Satellite Radio). Uma grande percentagem da população passa muito tempo no carro ou em transportes, e esse é um nicho de mercado bem explorado pelas rádios e indústria áudio (leitores mp3, etc). Não é de estranhar que seja este o principal público alvo das companhias de rádio via satélite, facto que as companhias aéreas já têm em consideração, estando disponível em muitas companhias aéreas dos EUA a programação da XM Satellite Radio. Também estabelecimentos comerciais recorrem a este serviço, sendo cada vez mais comum em lojas, cafés ou mesmo restaurantes. Populações que estejam em zonas rurais sem cobertura satisfatória de rádio são outro grande alvo destas emissoras. Neste momento o número total de assinantes ronda os 10 milhões.

2 Esta designação alternativa provém de se manter o mesmo acrónimo, SR