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O que é a rádio via
satélite
Em 2001 iniciou-se a revolução do rádio, tendo
sido este o ano em que são transmitidas pela primeira vez
emissões de rádio via satélite nos EUA. Esta tecnologia
depende de um rádio digital que descodifica um sinal emitido por
satélite. Como é um sinal satélite e não
terrestre, como o sinal das rádios convencionais, o alcance de
cobertura é muito superior, assim como a qualidade do som. Outra
característica é a ausência de comerciais nos canais
exclusivamente musicais (que abrangem quase todos os géneros),
chegando mesmo, em alguns canais, a não haver DJ ou qualquer discurso.
Os canais de entretenimento têm no máximo 7 minutos de
comerciais por hora. Em contrapartida, este serviço exige o pagamento
de uma mensalidade, sendo por isso também chamado de Subscription Radio (rádio por
assinatura)2. Existem três fornecedores deste serviço
a nível mundial:
Worldspace, XM Satellite
Radio e Sirius Satellite Radio (o nome comercial utilizado é apenas
Sirius, que vai ser
adoptado ao longo deste trabalho). A tecnologia utilizada por cada um
é diferente, o que implica a compra de equipamento diferente para cada
fornecedor.
É nos EUA que a rádio via satélite tem maior
sucesso, talvez pelo facto do consumo de rádio ser muito mais intenso
do que no resto mundo ou devido à concorrência e publicidade,
entre as duas empresas norte-americanas (Sirius e XM Satellite Radio). Uma
grande percentagem da população passa muito tempo no carro ou
em transportes, e esse é um nicho de mercado bem explorado pelas
rádios e indústria áudio (leitores mp3, etc). Não
é de estranhar que seja este o principal público alvo das
companhias de rádio via satélite, facto que as companhias
aéreas já têm em consideração, estando
disponível em muitas companhias aéreas dos EUA a
programação da XM Satellite Radio. Também
estabelecimentos comerciais recorrem a este serviço, sendo cada vez
mais comum em lojas, cafés ou mesmo restaurantes.
Populações que estejam em zonas rurais sem cobertura
satisfatória de rádio são outro grande alvo destas
emissoras. Neste momento o número total de assinantes ronda os 10
milhões.
2 Esta designação
alternativa provém de se manter o mesmo acrónimo, SR
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