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Introdução

O que é a rádio
via satélite

Como funciona

Onde está disponível

Vantagens sobre a
rádio convencional

 

 

Como funciona

O funcionamento da rádio via satélite é idêntico ao da televisão por satélite. Na América do Norte é utilizada a frequência 2,3 GHz da banda S e a frequência 1,4 Ghz da banda L no resto do mundo3. A frequência utilizada é muito elevada, pois os intervalos de frequência perto das microondas são as melhores para carregar grandes volumes de tráfico de comunicações, uma vez que não sofrem deflexão por parte da atmosfera terrestre, como sofrem as frequências mais baixas.

Assim, como na televisão por satélite, a emissão é broadcast, e é forte o suficiente para que não seja necessário uma antena parabólica para receber o sinal. O sinal é limitado pela forma esférica da Terra, no entanto, como os satélites estão em órbita, dois são suficientes para cobrir um continente. O modo de funcionamento é idêntico para todas as empresas. A programação é enviada para um satélite e é posteriormente transmitida para a Terra, onde o sinal que transporta os canais é recebido pelos receptores. Nas zonas urbanas de maior densidade, onde obstruções ao sinal são frequentes (edifícios ou túneis), utilizam-se repetidores terrestres, que utilizam a mesma frequência dos satélites para impedir a falha do sinal. Apesar da extensa rede de repetidores terrestres nas áreas urbanas, factores como microondas e obstruções físicas, como pontes e túneis, podem afectar temporariamente a recepção do sinal. O facto dos repetidores terrestres serem locais, permite também que se envie informação local, como o tempo e o trânsito4. O assinante não consegue distinguir se um repetidor terrestre está a ser utilizado, pois não existe alteração de qualidade no sinal. Tipicamente existem cerca de 20 repetidores por metrópole.

Para receber o sinal é necessário ter o equipamento próprio. Cada rádio tem um número de série electrónico (Radio-ID) que o identifica. Assim que o rádio é activado e o serviço subscrito, é enviado um código de autorização que desbloqueia o acesso aos canais da rádio. Os receptores rádio estão programados para receber e separar a informação do sinal digital, que contém até 100 canais de áudio digital. Além da informação áudio codificada o sinal também contém informação adicional sobre a emissão que pode ser consultada no écran LCD do receptor, como o nome do canal, título e género de música e o nome do artista. Não existe uma padronização nas tecnologias disponíveis, tendo cada fornecedor propriedade tecnológica individual, logo os codecs para compressão áudio, técnicas de modulação e encriptação são diferentes para cada fornecedor.

Para ter acesso à rádio via satélite é necessário adquirir equipamento apropriado. O custo dos equipamentos ronda os 30 – 300 dólares. Os modelos disponíveis aumentam a uma taxa quase mensal, assim como as vantagens e características melhoram e permitem uma maior versatilidade ao assinante, desde gravar programas (até 5 horas) ou permitir uma maior mobilidade com equipamentos cada vez mais pequenos e que acompanham as tendências de estilo e moda.

Os equipamentos variam entre rádio automóvel e sistemas de home entertainment, assim como equipamento portátil para carro e casa. Um equipamento inclui duas partes - uma antena e um receptor. O módulo da antena recebe o sinal do satélite ou dos repetidores terrestres, amplifica o sinal e filtra interferências. O sinal passa então para o módulo do receptor. Dentro do modelo do receptor, estão chips que convertem a frequência do sinal numa frequência mais baixa.  Também está disponível um adaptador que permite que os rádios automóveis AM/FM recebam sinais digitais.

Quando se adquire um rádio satélite é necessário proceder à activação do serviço. O sistema de activação é idêntico para a XM e a Sirius. A activação do rádio pode ser feita através do apoio telefónico (com um custo de 15 dólares por rádio) ou online (por 10 dólares por rádio). Para fazer a activação é necessário um cartão de crédito e o número de identificação do rádio (disponível no canal 0). Todas as empresas têm um canal livre, como canal de teste e a empresa Worldspace chega mesmo a ter vários canais disponíveis em rede aberta, principalmente com o objectivo de cativar potenciais assinantes.

3 A frequência 1,4Ghz é partilhada com emissões DAB

4 Disponível nos maiores centros urbanos