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Worldspace

Evolução da empresa

Como funciona

Que serviços oferece

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Evolução da empresa

 

 

A Worldspace, empresa sediada em África, foi a primeira emissora de rádio via satélite e a primeira a colocar satélites em órbita. Foi fundada em 1990 por Noah A. Samara e o lema da empresa sempre foi o de providenciar serviços multimédia, data e rádio via satélite aos mercados africanos e asiáticos. Embora os EUA não façam parte da área de cobertura da Worldspace, esta foi um dos primeiros investidores da XM Satellite Radio e é proprietária de alguma tecnologia utilizada, e embora já não seja accionista da XM tem um acordo de partilha de qualquer avanço tecnológico.

 

O objectivo da Worldspace não é limitado a um país ou continente, mas sim ao domínio mundial da transmissão por rádio. A empresa pode não assumir este objectivo, no entanto, tem planos para emitir em locais onde, neste momento é impossível receber um sinal de rádio. Existem milhares de pessoas que vivem em áreas de cobertura em projecto da Worldspace que não conseguem receber um sinal de rádio de uma estação convencional. Segundo a empresa, a potencial lista de assinantes é de 4,6 biliões, em 130 países. Na figura 2.5 é possível ver a área coberta pela Worldspace e quais as áreas onde pretende investir no futuro. Neste momento a carteira de clientes da empresa é de cerca de 153 437 assinantes. [1]

 

Figura 2.5: Mapa de cobertura da Worldspace

 

O facto de entre os investidores da Worldspace se encontrar a família real Saudita fez com que se gerasse uma onda de artigos relacionadas ao terrorismo por parte de alguns sites, nomeadamente do "The Motley Fool".

 

O insucesso inicial da Worldspace na Índia, após 5 anos de mercado, provocou uma queda sucessiva do valor das acções na bolsa, passando no espaço de um ano de 22,36 para 11,62 dólares (NASDAQ: WRSP) [5], como se pode verificar na Figura 2.6. No entanto segundo a empresa o número de clientes têm crescido a uma taxa de aproximadamente 50% em relação ao ano anterior. Apesar da fraca aderência na Índia e Ásia, a rádio via satélite continua a ser popular em África, talvez devido aos esforços promovidos pela fundação Worldspace em promover "poder pela informação" através da emissão de vários canais em vários países.

 

 

O ministério italiano das comunicações autorizou a Worldspace Itália a emitir um serviço de rádio via satélite em Itália, que vai ter aproximadamente 50 canais com conteúdos diversos. Em 2007 já vão estar à venda no mercado equipamentos que permitem acesso a este novo serviço, que vai receber a informação pelo Afristar até que o Eurostar (satélite que vai cobrir a Europa) seja lançado. O objectivo da Worldspace é "...obter uma licença de transmissão de um país em 2006. Conseguimos em Itália, que consideramos o mercado a curto prazo para um serviço de rádio via satélite. Vamos continuar a procurar novas licenças no resto da Europa, de modo a atingirmos o nosso objectivo de um serviço de rádio via satélite para toda a Europa." [1].

 

A par da empresa de comunicação Worldspace também foi criada a fundação Worldspace que tinha como objectivo de diminuir o analfabetismo e aumentar a aptidão literária em África, através da emissão via satélite de conteúdos especializados para rádios locais, gratuitamente. Quando as emissões da Worldspace começaram eram de livre acesso, bastava um equipamento, não sendo necessário qualquer tipo de activação. Os equipamentos eram distribuídos gratuitamente, com contribuições privadas, instituições governamentais, Nações Unidas e organizações privadas. Quando a empresa passou a cobrar o acesso aos canais de rádio a fundação Worldspace foi renomeada First Voice International. No entanto alguns canais continuam de livre acesso como os canais africanos da BBC e o canal RFI.

 

A Worldspace é uma das percursores dos Telekiosk, por muitos considerados como os sucessores das cabines telefónicas. A partir de um Telekiosk é possível enviar emails, faxes, sms e telefonar. Embora não tenha serviço de rádio via satélite, é mais um projecto que combate a falta de informação em África e na Ásia (embora os Telekiosk estejam também disponíveis na Europa), que é o mote da empresa.