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Evolução da empresa
A Worldspace, empresa sediada em África, foi
a primeira emissora de rádio via satélite e a primeira a
colocar satélites em órbita. Foi fundada em 1990 por Noah A.
Samara e o lema da empresa sempre foi o de providenciar serviços
multimédia, data e
rádio via satélite aos mercados africanos e asiáticos.
Embora os EUA não façam parte da área de cobertura da
Worldspace, esta foi um dos primeiros investidores da XM Satellite Radio e
é proprietária de alguma tecnologia utilizada, e embora
já não seja accionista da XM tem um acordo de partilha de qualquer
avanço tecnológico. O objectivo da Worldspace não é
limitado a um país ou continente, mas sim ao domínio mundial da
transmissão por rádio. A empresa pode não assumir este
objectivo, no entanto, tem planos para emitir em locais onde, neste momento é
impossível receber um sinal de rádio. Existem milhares de
pessoas que vivem em áreas de cobertura em projecto da Worldspace que
não conseguem receber um sinal de rádio de uma
estação convencional. Segundo a empresa, a potencial lista de
assinantes é de 4,6 biliões, em 130 países. Na figura
2.5 é possível ver a área coberta pela Worldspace e
quais as áreas onde pretende investir no futuro. Neste momento a
carteira de clientes da empresa é de cerca de 153 437 assinantes. [1] Figura 2.5: Mapa de cobertura da
Worldspace O facto de entre os investidores da Worldspace
se encontrar a família real Saudita fez com que se gerasse uma onda de
artigos relacionadas ao terrorismo por parte de alguns sites, nomeadamente do
"The Motley Fool". O insucesso inicial da Worldspace na
Índia, após 5 anos de mercado, provocou uma queda sucessiva do
valor das acções na bolsa, passando no espaço de um ano
de 22,36 para 11,62 dólares (NASDAQ: WRSP) [5], como se pode verificar
na Figura 2.6. No entanto segundo a empresa o número de clientes
têm crescido a uma taxa de aproximadamente 50% em relação
ao ano anterior. Apesar da fraca aderência na Índia e
Ásia, a rádio via satélite continua a ser popular em
África, talvez devido aos esforços promovidos pela fundação
Worldspace em promover "poder pela informação"
através da emissão de vários canais em vários
países. O ministério italiano das
comunicações autorizou a Worldspace Itália a emitir um
serviço de rádio via satélite em Itália, que vai ter
aproximadamente 50 canais com conteúdos diversos. Em 2007 já
vão estar à venda no mercado equipamentos que permitem acesso a
este novo serviço, que vai receber a informação pelo
Afristar até que o Eurostar (satélite que vai cobrir a Europa)
seja lançado. O objectivo da Worldspace é "...obter uma
licença de transmissão de um país em 2006. Conseguimos
em Itália, que consideramos o mercado a curto prazo para um
serviço de rádio via satélite. Vamos continuar a
procurar novas licenças no resto da Europa, de modo a atingirmos o
nosso objectivo de um serviço de rádio via satélite para
toda a Europa." [1]. A par da empresa de comunicação
Worldspace também foi criada a fundação Worldspace que
tinha como objectivo de diminuir o analfabetismo e aumentar a aptidão literária
em África, através da emissão via satélite de
conteúdos especializados para rádios locais, gratuitamente.
Quando as emissões da Worldspace começaram eram de livre
acesso, bastava um equipamento, não sendo necessário qualquer
tipo de activação. Os equipamentos eram distribuídos
gratuitamente, com contribuições privadas,
instituições governamentais, Nações Unidas e
organizações privadas. Quando a empresa passou a cobrar o
acesso aos canais de rádio a fundação Worldspace foi
renomeada First Voice International. No entanto alguns canais continuam de
livre acesso como os canais africanos da BBC e o canal RFI. A Worldspace é uma das percursores dos Telekiosk, por muitos considerados
como os sucessores das cabines telefónicas. A partir de um Telekiosk é possível
enviar emails, faxes, sms e telefonar. Embora não tenha serviço
de rádio via satélite, é mais um projecto que combate a
falta de informação em África e na Ásia (embora
os Telekiosk estejam também
disponíveis na Europa), que é o mote da empresa. |
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