Resumo

Apresentação

Introdução

XM Radio

Sirius

Worldspace

Discussão

Links

XM Satellite Radio

Evolução da empresa

Como funciona

Que serviços oferece

Custo dos serviços

 

 

Evolução da empresa

 

Em 16 de Maio de 1997 é criada a empresa XM Satellite Radio, sediada em Washington DC, com um investimento de 20% por parte da Worldspace e o restante investimento da American Mobile Satellite Corp., que já tinha concorrido a uma licença para utilização do serviço de rádio via satélite nos EUA. Em Outubro de 1997, a XM Satellite Radio ganha uma das duas licenças atribuídas. Houve um grande interesse por parte de várias companhias que investiram na empresa, como um investimento de 250 milhões de dólares por parte de um grupo de investidores composto pelas empresas: General Motors (GM), DirecTV, Clear Channel Communications e um grupo privado de investidores. Como resultado do investimento por parte da GM, entra em funcionamento um acordo de 12 anos, entre a XM Satellite Radio e uma subsidiaria da GM, a OnStar corporation. Este acordo estabelece que a partir de 12 de Novembro de 2001 e até Novembro de 2013, os automóveis da GM passam a ter exclusividade com a XM Satellite Radio. A OnStar tem como obrigação a instalação dos rádios nos automóveis e a XM Satellite Radio paga essa mesma instalação, assim como uma participação dos lucros das vendas do serviço XM Satellite Radio nesses carros. Este investimento serviu para a Américan Mobile Satellite Corp. readquirir os 20% da Worldspace. A Honda Américana reuniu um grupo de investidores e investiu 235 milhões de dólares em acções na XM Satellite Radio.

 

A data anunciada para início das emissões foi 11 de Setembro de 2001, mas devido ao atentado terrorista nos EUA foi adiada para 25 de Setembro de 2001. O serviço foi lançado, primeiro em San Diego e Dallas/Fort Worth, e depois ao longo de todo os EUA. A programação inicial tinha 71 canais de música e 29 canais sobre desporto, talk-shows, notícias e entretenimento. Finalmente, em 12 de Novembro de 2001, dá-se o lançamento nacional (nos EUA) da XM Satellite Radio. Em Março de 2004 são lançados os serviços de tráfico e meteorologia nas principais áreas urbanas dos EUA e em Novembro de 2005 tiveram início as emissões no Canadá. Neste momento a XM Satellite Radio tem cerca de 6,5 milhões de assinantes. Na figura 2.1 está representada a evolução do valor comercial das acções da XM Satellite Radio nos últimos 7 anos, e como se pode comprovar embora tenha tido um crescimento nos anos 2003, neste momento está a sofrer uma nova baixa de valor.

 

 

No entanto o crescimento a longo prazo para os próximos 5 anos do ganho da empresa está previsto por analistas do NASDAQ para crescer a um ritmo de 26%, como se pode verificar na fig 2.2 [5].