Camada de transporte

 

Ao falarmos de rede, a principal prioridade a estandardizar é como realizar o transporte de vídeo. Torna-se evidente que o IP será a camada base de rede. No entanto, são necessárias soluções acima disso.

 

Vários membros da IETF (Engineering Task Force) procuraram definir protocolos para transportar informação (áudio e vídeo) com requisitos temporais sobre uma rede IP. Apesar da procura ainda não ter terminado, uma das principais  soluções é o RTP (Real-Time Transport Protocol) que é reconhecido em todo o mundo como a melhor solução para realizar stream de conteúdos com requisitos de tempo. No entanto o RTP simples não resolve todos os problemas: é necessário especificar como a informação será organizada dentro da camada de transporte.

 

Actualmente, existem duas possíveis soluções[17]:

 

 - Áudio e vídeo são encapsulados numa camada intermédia, que é transparente ao nível de formato de vídeo. Os sistemas MPEG2  definem uma TS (Transport Stream) que assegura sincronização, sinalização e segurança. Nesta solução, os pacotes TS são transportados nos pacotes RTP como se fossem simples informação digital.

 

- A outra solução consiste em por a informação vídeo dentro dos pacotes RTP sem encapsulamento de TS. Esta solução consome menos banda mas requer mudanças a nível do equipamento de broadcast e adaptações em todos os esquemas existentes.