O que é a IPTV?
A IPTV é um serviço de Televisão digital oferecido sobre uma rede IP através de uma ligação de banda larga. Assim, contrariamente a um sistema de TV tradicional oferecido por um operador de cabo, ou através de antenas variadas colocadas nos telhados das casas, a IPTV é geralmente disponibilizada através de um operador de rede telefónica e/ou internet através de uma ligação DSL. A IPTV é um serviço de televisão personalizado à medida de cada utilizador num dado momento, permitindo que cada utilizador escolha exactamente aquilo que quer ver, ao contrário da TV tradicional que é enviada em broadcast para todos os utilizadores.
A IPTV tem duas componentes principais [1] :
- IP (Internet Protocol): é o protocolo utilizado a nível de rede, e especifica o formato dos pacotes utilizados na transmissão, bem como o seu endereçamento. Tipicamente na camada de transporte, localizada imediatamente acima é utilizado o protocolo UDP. É estabelecida uma ligação virtual entre o fornecedor do serviço e o cliente, através de um fluxo de informação encapsulado em pacotes que são entregues ao seu destino. Geralmente os operadores utilizam uma rede IP privada, ao invés da Internet pública. Isto permite aos operadores desenhar uma rede IP que garanta os níveis necessários de qualidade de serviço (QoS), fornecendo alta prioridade ao tráfego, e consequentemente baixas latências. Torna-se assim possível oferecer um serviço de TV instantâneo (sem a percepção do tempo associado ao download de um dado canal) e não dependente da carga da rede IP pública num dado momento.
- TV (Televisão): é o serviço de televisão que todos conhecemos constituído por imagens e som.
Principais diferenças face à TV tradicional
Um serviço de televisão digital oferecido sobre uma rede deste tipo permite oferecer um alargado conjunto de serviços adicionais à simples transmissão de canais televisivos, que não era possível oferecer numa distribuição de TV analógica tradicional. Este tipo de serviços podem incluir Live Programming, VOD (video on demand), jogos, ou até a possibilidade de fazer pausas, avanços ou recursos na transmissão de um dado programa. Adicionalmente se fornecido em conjunto com uma solução de voz e de internet, pode constituir um serviço de Triple-play. Na secção seguinte serão abordados mais em detalhe os serviços.
É importante realçar que a IPTV não é um serviço de Internet TV. Este último oferece a possibilidade de visualizar vídeos, filmes, trailers, entre outros, através da Internet pública em best-effort, sem quaisquer garantias de qualidade de serviço, e geralmente associados a web-sites específicos que os facilitam aos utilizadores da world wide web. Podem em todo o caso ser visualizados numa televisão mas a qualidade de imagem oferecida é geralmente pobre, sendo normalmente visualizada no próprio PC. [2]