Tecnologia

MP3 - A Revolução do MPEG 1 – Layer III

 

 

 

 

Numa primeira etapa o sinal áudio é convertido em componentes espectrais através de um banco de filtros; a layer III utiliza um banco de filtros híbrido (a layer I e a layer II usa um banco de filtros passa-baixo). Cada componente espectral sofre uma quantificação. O número de bits de quantificação é obtido através de um algoritmo que faz uma alocação dinâmica de bits, controlada por um modelo psicoacústico.

 

A norma descreve o algoritmo de descodificação e o significado do bitstream codificado. O codificador não é normativo, deixando espaço para melhorias técnicas.

 

Figura 6— Diagrama de blocos da Descodificação MP3. [5]

 

 

Muitos dos conversores mp3 permitem diferentes opções em termos dos modos de codificação, de forma a se adequar a variadas aplicações.

 

          

 

A tecnologia necessária para desenvolver o algoritmo de compressão tem que ter em conta alguns requisitos. Para os satisfazer a estrutura básica dos codificadores áudio MPEG—1 para qualquer layer baseia-se numa codificação perceptiva.

 

           A tarefa principal de um sistema de codificação áudio é comprimir os dados de áudio digital de modo a que a compressão seja a mais eficiente possível, i. e. que o ficheiro comprimido ocupe o menor espaço possível; e que som áudio reconstruído soe exactamente, ou o mais próximo possível ao áudio original antes da compressão (ver algoritmo).

 

Figura 5— Diagrama de blocos da Codificação MP3. [5]