Aplicações Multimedia

Existem muitas aplicações multimédia a emergirem. Tem-se as tecnologias de internet como as streaming media e programas podcasting que incorporam inúmeras potenciais trajectórias. A World Wide Web mostra que existe uma vasta área para tecnologias que suportam a conectividade interpessoal e serviços comerciais. A base da tecnologia para providenciar multimédia sofisticada aos consumidores é que esta amadureça rapidamente.

Os serviços multimédia disponíveis são muito variados. Estes podem ser SMS, MMS, streaming media, podcasting, áudio, vídeo, videotelefonia.

As aplicações multimédia tais como as streaming média, rádio visual, TV interactiva e blogue multimédia estarão, brevemente, disponibilizados para adaptação no mercado de massas.

Short Messaging Service

As SMS são utilizadas para o envio de mensagens de texto para telefones móveis. As mensagens têm, tipicamente, até 160 caracteres apesar de alguns serviços terem a a capacidade para suportar até 224 caracteres. Originalmente as SMS foram criadas para telefones que operavam em rede GSM, mas, presentemente, e devido à questões de interoperabilidade, todas as redes de comunicações têm a capacidade de suportar as SMS.

SMS

Topo

Multimedia Messaging Service

As MMS têm vindo a ser uma característica padrão para os móveis dado que tirar e partilhar são as aplicações multimédia mais aparentes para as câmaras. Os utilizadores são livres de inventar aplicações desde que estejam nos limites técnicos, tais como a resolução e largura de banda da câmara e, restrições comerciais, tais como os custos e serviços disponibilizados pela operadora móvel.

Aparentemente, as pessoas utilizam mais os móveis como se fossem máquinas fotográficas do que se fossem aparelhos para enviar fotografias. No entanto, este facto já teve implicações sociais pois a noção do valor da imagem mudou até, provavelmente, mais do que teria mudado com câmaras digitais.

mms

A arquitectura do MMS é constituída pelo MMS User agent que é elemento que interactua com o MMS proxy-relay atrvavés de um protocolo WAP via um WAP gateway. O MMS Proxy-Relay é o coração do ambiente MMS. Este elemento transfere as mensagens entre os vários sistemas. Uma das suas principais funções consiste em gerar dados (charging) para fins de facturamento. O MMS Server e MMS data store são os elementos do sistema possibilitam o armazenamento das mensagens multimédia que precisam de ser enviadas. O MMS faz a gerência das mensagens e o MMS data store armazena-as. O E-mail Server permite o acesso ao e-mail. Utiliza SMTP para enviar mensagens, POP3 (post office protocol) e/ou internet message access protocol IMAP para retirar mensagens.

Streaming Media

A streaming media é um conteúdo multimédia que é recebido constantemente e é reproduzido no terminal móvel do utilizador enquanto está a ser concedido por um fornecedor de streaming. O termo streaming media refere-se mais ao método de distribuição do meio do que ao meio em si.

Podcasting

Topo

streaming-video-audio-2

Topo

podcasting

O termo podcast surge da junção da palavra ‘iPod’ e transmissão (do inglês ‘broadcast’). O podcast consiste numa série de ficheiros média digitais, usualmente digitais (áudio ou vídeo), que se encontra disponível para o download através da internet.

Apesar de ter sido desenvolvido pela Apple estes conteúdos encontram-se disponíveis para qualquer utilizador que tenha acesso a terminais móveis capazes de reproduzi-los.

O podcasting é um conteúdo que se encontra online e que pode ser entregue através um feed RSS.

Topo

Videotelefonia

A videotelefonia é uma comunicação áudio e vídeo bidireccional a tempo real entre utilizadores.

Apesar de a videotelefonia se encontrar disponível ao utilizador há algum tempo esta aplicação multimédia não tem muita utilização. Uma das principais razões deve-se à escassa utilização desta aplicação prende-se com o facto de muitas pessoas não quererem ser vistas ao telefone enquanto falam.

A videotelefonia é sobretudo utilizada em casos de trabalho, a conhecida videoconferência.

Outra razão aparente para a pobre adesão das pessoas à videotelefonia é o custo do hardware, que requer um grande ecrã e uma câmara de vídeo. O facto de a resolução de imagem ser de baixa qualidade e o lento refrescamento da imagem ser lento provoca, igualmente, uma baixa aderência por partes dos utilizadores.

mobilevoip

Topo

[Multimédia Móvel] [Introdução] [Rede] [Terminais Móveis] [Aplicações Multimedia] [Codecs] [Comércio] [Futuro]