Televisão de Alta Definição
|
---|
Televisão de Alta Definição - HDTV
Esta tecnologia foi lançada inicialmente nos EUA durante a década de 1990 por um consórcio envolvendo AT&T, General Instrument, MIT, Philips, Sarnoff, Thomson e Zenith. A alta definição aparece como o ponto alto da tecnologia no que à TV diz respeito, saciando a vontade dos clientes em ter cada vez melhor qualidade nas transmissões televisivas. Actualmente os ecrãs de televisão baseiam-se no formato 4:3, em HDTV o formato será 16:9. Com esta alteração no formato pode-se explorar a visão periférica do ser humano, o que permite uma maior experiência sensorial.
Formatos de imagem 4:3 e 16:9
Falando agora sobre a resolução, uma transmissão analógica possui as seguintes características em termos de resolução: NTSC (EUA): - 525 linhas x 480 colunas / 30 fps, cerca de 250,000 pixels PAL (Europa): - 625 linhas x 575 colunas / 25 fps, cerca de 360,000 pixels Com uma transmissão em DTV/HDTV, podemos ir até 1920 (horizontal) x 1080 (vertical) pixels. Logicamente olhando estes valores de resolução, observamos o aumento da qualidade de uma imagem em HDTV.
Tabela com as várias resoluções existentes em HDTV. p: Modo Progressivo. i: Modo Entrelaçado
Comparação entre as diversas resoluções existentes
Para HDTV existem dois modos muito importantes, diferentes no que toca à forma como é mostrada a imagem no monitor, são eles Modo progressivo e Modo entrelaçado. O modo progressivo (Progressive Scan) "varre" a tela inteira em uma única passagem, transmitindo e exibindo todas as linhas da tela a cada actualização. No modo entrelaçado (Interlaced), mais comum, monta em cada passagem metade das linhas da tela, as linhas pares ou ímpares, formando a ilusão de uma resolução maior e transmitindo apenas metade da imagem formada.
Modos Progressivo e Entrelaçado
Áudio A qualidade do som em transmissão digital é também superior ao da transmissão analógica. Em HDTV é possível termos som com “qualidade de cinema” porque permite áudio Dolby-Digital (AC-3) ou AAC, formatos que suportam som surround 5.1. Mas para podermos ter som de Alta Definição a acompanhar o vídeo HD é necessário que a estação emissora esteja a transmitir o sinal em Alta Definição e que se tenha equipamento adequado para o suportar. Na Europa, o DVB suporta o áudio MPEG 1 – layer 2 e AC-3. Na América, o ATSC suporta Dolby AC-3. No Japão, o ISDB-T suporta áudio AAC. Sistema de som surround 5.1
<- Anterior | Topo | Seguinte ->
|
--- HDTV ---
|