hdtv

Televisão de Alta Definição

 

 

 

Televisão de Alta Definição - HDTV

Detalhes Técnicos

 

Actualmente as normas de emissão de HDTV que incluem ATSC (América e Central), DVB (Europa, Austrália, Nova Zelândia, partes da Ásia e América do Sul e África) e ISDB-T (Japão, Brasil, Peru) estão definidas na ITU-R Recomendação BT.709 (Rec 709).

Métodos de compressão digitais como o MPEG-2 e H.264/MPEG-4 permitem que na largura de banda de um sinal de TV analógico, colocar 5 canais de Definição Standard ou 2 canais de Alta Definição.

Inicialmente o MPEG-2 foi a norma de codificação mais utilizada na transmissão digital de HDTV.

A norma MPEG-2 resultou da colaboração entre 2 organismos, o ITU-T e o ISO/IEC e tem como principal objectivo codificar vídeo digital a CCIR-601 ou a resoluções mais elevadas. Pretendia-se que tivesse uma elevada qualidade a uma transmissão entre 4 e 10Mbit/s. Esta norma está dividida em 10 componentes mas as mais relevantes para DTV/HDTV são as do Sistema, Áudio e Vídeo. Apesar de o MPEG-2 suportar 4:2:2 YCbCr e 10 bit de quantificação, as Emissoras de HD utilizam 4:2:0 e 8-bit de quantificação para poupar largura de banda.

Actualmente as emissoras de TV estão a começar a optar pelo H.264/MPEG-4 porque é mais eficiente em largura de banda que o MPEG-2 mantendo a qualidade de imagem elevada. O que significa que podem oferecer mais canais com a mesma qualidade, na mesma largura de banda.

O MPEG-4 (norma ISO/IEC 14496) foi criado com a intenção de fornecer uma boa qualidade de vídeo a bit rates inferiores às normas anteriores (MPEG-2, H.263) sem aumentar em demasia a complexidade de funcionamento. O que poderia não ser prático ou demasiado dispendioso para implementar. Esta norma permite maior qualidade de vídeo ao suportar maior precisão e resolução da informação da cor. Consegue suportar YUV 4:2:2 a 10 bit por amostra e YUV 4:4:4 a 14 bit por amostra.

Esta norma promete a criação de interoperabilidade para o vídeo através da internet ou de outros canais de distribuição. O MPEG-4 pode ainda combinar diferentes camadas de vídeo com gráficos, textos e animações 2D e 3D, o que assim permite disponibilizar um serviço mais atractivo e interactivo na Televisão de Alta Definição.

 

 

<- Anterior | Topo | Seguinte ->

 

 

 

Introdução

Evolução da TV

TV Analógica

TV Digital

HDTV

--- Detalhes Técnicos ---

Meios de Transmissão

Viabilidade

Presente e Futuro

Referências