TV por Cabo em Portugal: Comparação dos Serviços Disponíveis

Comunicação Audio e Video              Ano Lectivo 2008-2009


Página Principal                                 Introdução                                 Rede de Cabo                                Set Top Box

Lista Operadores Portugal                       Assinantes Portugal                   Comparação Serviços

Futuro da TV por Cabo                   Referencias                                 Autores


Introdução 

Foi com o aparecimento da TV por cabo em Portugal que houve uma enorme disseminação da distribuição de conteúdos televisivos para o público em geral. Foi em 1994 que surgiu a primeira operadora licenciada em Portugal, a Bragatel, sendo o seu principal objectivo a distribuição de novos de novos canais, além dos canais generalistas já disponibilizados pela rede analógica existente. No entanto o grande responsável pela expansão a nível nacional desta tecnologia foi a TV Cabo Portugal detida pelo grupo Portugal Telecom. O grupo fez um enorme investimento na implementação da sua infra-estrutura própria, tal facto levou ao domínio absoluto do mercado a nível nacional por muitos anos. Ao longo dos anos surgiram novos operadores, no entanto, a sua imposição no mercado foi de certa forma “minada”, dado o grande monopólio detido pelo grupo TV Cabo Portugal. O modelo de negócio destes novos operadores, deu-se numa escala mais local, actuando apenas em certas zonas do país, não oferecendo assim grande concorrência ao operador dominante.

A evolução da tv por cabo em Portugal assistiu a determinados marcos significativos, que levaram a uma mudança de paradigmas na distribuição de conteúdos. Um dos maiores acontecimentos foi a disponibilização de internet por cabo, que não o tradicional como era feito pela linha de cobre da Portugal Telecom, mas numa nova infra-estrutura baseada na fibra optica e cabo coaxial. Também foi untroduzido um novo conceito, também conhecido como multi-play, que  veio a constitui-se como o core business dos operadores no panorama nacional. 

 As redes de distribuição de serviços podem ter vários tipos de topologias, o que leva a que existam inúmeros elementos que sejam exclusivos de algumas destas topologias, por outro lado, muitos destes nós terão características muito semelhantes entre os vários operadores. Algumas das topologias usadas são a HFC (redes híbridas de fibra óptica e cabo coaxial), FTTH (redes de fibra óptica) que vão até à casa do consumidor, redes ADSL e FWA(Fixed Wireless Network). As redes de fibra optica até à casa dos assinantes é a grande aposta no momento, dado que é a melhor solução tecnica do ponto de vista da qualidade de serviços prestados, mas que também permite um maior e mais diversificado número de serviços.

Ao nivel dos serviços oferecidos aos clientes, existe uma ampla oferta, que vão desde os serviços mais comuns como a internet, telefone e televisão num unico pacote, ou vulgarmente conhecido como triple play, no entanto existe uma maior gama de serviços disponiveis, que vão desde ao aluguer de filmes "on demand", até à gravação de emissões.

 

Mapa do site