TV por Cabo em Portugal: Comparação dos Serviços Disponíveis
Comunicação Audio e Video Ano Lectivo 2008-2009
Página Principal Introdução Rede de Cabo Set Top Box
Lista Operadores Portugal Assinantes Portugal Comparação Serviços
Futuro da TV por Cabo Referencias
Autores
Set Top Box
A recepção e tratamento do sinal recebido na casa dos assinantes é feito por um equipamento, que é uma Set Top Box. Este equipamento vai permitir que um televisor convencional apresente conteúdos televisivos que foram emitidos com tecnologia digital. ?>
Este aparelho é constituído por várias componentes físicas que são: placa do sistema, sintonizador, modulador/desmodulador, desmultiplexador, descodificador, processador Gráfico, memória, disco e interfaces físicas.
Existem 3 categorias de set top box’s que são:
o Broadcast TV- este tipo de equipamento não apresenta canal de retorno, é basicamente um aparelho receptor, que efectua o tratamento do sinal que é enviado a partir da operadora, não existindo assim uma grande interactividade entre estes dois nós.
o Enhanced TV- este equipamento já possui um canal de retorno, permitindo assim uma comunicação bidireccional entre operadora e a casa do assinante.
o Advanced Services – este equipamento possui um canal de retorno com velocidades elevadas e também uma grande capacidade de processamento do sinal. Também tem associado a ele um disco rígido, o que leva a que este equipamento tenha grandes potencialidades ao nível dos serviços e gestão de conteúdos multimédia.
A arquitectura de uma Set Top Box pode ser decomposta em várias camadas, que podem ser vistas na Figura 1. Cada camada vai servir de suporte à camada que se encontra imediatamente acima. Na camada superior estão os serviços e conteúdos, que são suportadas pela camada das aplicações, que concretizam os serviços. A camada do middleware faz a interface entre as aplicações e o hardware do equipamento. Na camada inferior existem todos os blocos multimédia. A camada do sistema operativo vai ser responsável pelo funcionamento da camada do hardware. Na camada de hardware existem três grandes blocos que são o Front End, a camada intermédia e o Final End.
Figura 1: Arquitectura em camadas de uma set top box
Na camada de hardware, existem um conjunto de módulos que vão permitir a correcta recepção e descodificação do sinal que é emitido a partir do provedor de serviços. Esses módulos podem ser vistos na Figura 2.
O sintonizador converte o sinal de radiofrequência em sinal banda base codificado. No descodificador, o sinal sintonizado é amostrado, e é posteriormente analisado para ver existem erros. No fluxo de dados proveniente do provedor, pode haver ou não um acesso condicionado a determinados conteúdos (canais ou determinados programas), tal é feito com uso de um smartcard, em que é inserido no descodificador e contem uma chave que permite assim visualizar determinados conteúdos.
O desmultiplexer vai examinar os pacotes MPEG-2, que são identificados por um PID(Packed ID) de forma a poder enviar aos descodificadores a que se destinam, podendo ser de áudio, vídeo ou serviços interactivos.
O descodificador de vídeo transforma os pacotes vídeo numa sequência de imagens e em diferentes resoluções. O descodificador de áudio vai transformar um stream de áudio comprimido numa saída de áudio analógico(stereo/mono) ou em sinal digital. A camada de hardware contém ainda um grande bloco, que é a unidade de processamento de dados, que possui um conjunto de elementos como um processador (monitoriza e gere hardware), memórias, dispositivos de armazenamento e interfaces fisicas.
Figura 2: Arquitectura de hardware de uma set top box genérica