Blue-Ray vs. HD-DVD

Blu-ray e HD DVD são duas tecnologias de armazenamento óptico que concorreram pela sucessão do DVD. A grande vantagem de Blu-Ray sobre o HD-DVD é a capacidade de armazenamento num disco. Um disco Blu-Ray de uma única camada permite a gravação de até 25 GB, enquanto que o mesmo disco na tecnologia HD-DVD permite a gravação de apenas 15 GB. Já um disco de dupla camada permite a gravação de até 54 GB, enquanto que o mesmo disco na tecnologia HD-DVD permite apenas a gravação de 30 GB. Como vantagem do HD-DVD temos o custo dos equipamentos.

Os estúdios de cinema e distribuidores apoiaram inicialmente, em grande escala, o formato do rival HD DVD mas, aos poucos, foram migrando para o Blu-Ray (como é o caso da Universal e Paramount). Em Fevereiro de 2008, a Toshiba comunicou a decisão de não continuar com o desenvolvimento, fabricação e comercialização do HD DVD. Este acontecimento sucedeu-se depois da Warner Bros ter anunciado a decisão de usar exclusivamente o Blu-Ray.

Entre outros factores que influenciaram a vantagem do Blu-Ray em relação ao HD-DVD esteve o sucesso da PlayStation 3, que integrou o Blu-ray player mais barato do mercado e vendeu mais que todos os outros players de HD-DVD. A Microsoft pode ser apontada como uma das grandes responsáveis pelo insucesso do HD-DVD, visto que, por ser a única força financeira com condições de fazer frente ao consórcio Blu-ray, decidiu não embutir o HD-DVD como formato padrão na Xbox 360, dando prioridade à distribuição digital.