Qualidade de Serviços (QoS) e Qualidade de Experiência (QoE)

O aparecimento da IPTV tornou necessário garantir maior robustez na transmissão quer das redes locais, quer das redes domésticas. O objectivo de minimizar retransmissões levou a uma melhoria ao nível do controlo de erros e mecanismos de recuperação dos mesmos.

A qualidade de serviços (QoS – Quality of Services) implica ter em conta disponibilidade, prioridade e atraso. Streams de voz, vídeo e informação requerem diferentes tratamentos por parte da QoS e têm de ser diferenciados de acordo com a sua prioridade [8].

O atraso é um dos factores que mais influencia a QoS. Por exemplo, o atraso de pacotes IP de um stream de víideo afecta a qualidade visual dos conteúdos multimédia. Por outro lado, o atraso também se torna útil quando se efectuam pedidos de mudança de canal e é necessário entregar o pedido ao Service Node em tempo útil.
No entanto, e apesar dos progressos feitos ao nivel da QoS, existe sempre a possibilidade do stream apresentar erros. No caso do unicast não é tão preocupante pois a STB pode pedir o reenvio dos pacotes. No caso do multicast isto já não é possível, pois o stream só é enviado uma vez, não havendo retransmissões. Para resolver esta situação utiliza-se o mecanismo de Forward Error Correction (FEC) que consiste no envio de pacotes redundantes juntamente com o stream. Estes pacotes redundantes são projectados de modo a detectarem os erros e a corrigirem-nos [9][10]. A utilização deste tipo de mecanismo aumenta o overhead da rede.

Inerente à QoS está um dos principais objectivos da IPTV, permitir ao utilizador a melhor qualidade de experiência (QoE – Quality of Experience) possível. A QoE, no entanto, avalia a satisfação do utilizador relativamente ao serviço de IPTV, tornando-se um conceito mais abstracto do que a QoS.
É importante referir que a QoE não se limita à qualidade da imagem mas também aos seguintes aspectos: fidelidade da informação, qualidade visual e auditiva; usabilidade: interface intuitiva para o utilizador; receptividade, tempos de resposta rápidos a pedidos do utilizador; segurança, autentificação do utilizador e protecção dos conteúdos de vídeo; e disponibilidade/fiabilidade, serviços sempre acessíveis ao utilizador [8].
A figura 7 mostra as áreas avaliadas pela QoS e pela QoE.

Qos-QoE

Figura 7 – Camadas de avaliação da QoS/QoE [8]

Vantagens e Desvantagens

Como tudo na vida, o serviço de IPTV tem vantagens e desvantagens.
Sendo um serviço fornecido por cabo, uma das suas principais vantagens é não necessitar de espectro radiofónico podendo utilizar todas as frequências que sejam consideradas necessárias [11].

Na perspectiva do utilizador, outra vantagem do serviço é a integração de televisão, voz e dados através de um só fornecedor, pois torna o serviço mais vantajoso em termos de custo. O facto de ser um serviço extremamente interactivo e permitir um grande controlo sobre a escolha dos conteúdos também é uma vantagem para o utilizador que pode desfrutar de uma experiência melhor.

Relativamente às desvantagens existe a possibilidade de ocorrência de perda de pacotes de informação, apesar da taxa de erros da transmissão por cabo ser menor do que nas transmissões aéreas, que estão sujeitas às condições atmosféricas.
A dependência da IPTV à largura de banda existente também é uma desvantagem, por exemplo, se o utilizador não tiver largura de banda suficiente na sua ligação pode não ser capaz de usufruir de um serviço de HDTV [11].
Uma outra desvantagem é a não portabilidade da IPTV, ou seja, não se pode transportar a STB para outra residência e utilizar o serviço.