IPTV em Portugal

Em Portugal, o serviço de IPTV foi disponibilizado pela primeira vez em Abril de 2006 pela Optimus Clix com o serviço SmarTV, actualmente Clix TV e foi o primeiro serviço que disponibilizava uma solução triple play [2]. Com os recentes desenvolvimentos na área da fibra óptica, a Optimus Clix passou a fornecer o serviço de IPTV por este meio. Na tabela 2 apresenta-se as modalidades triple play oferecidas pela Optimus Clix [13].

Tabela 2 – Modalidades triple play da Optimus Clix [13]

Optimus Triple Play

Em Junho de 2007, foi a vez de a PT Comunicações entrar no mercado da IPTV. A solução apresentada pela PT Comunicações denomina-se MEO PT e caracteriza-se por ter menus interactivos muito simples e intuitivos. A MEO PT apresentava uma desvantagem, com três STB atingia-se a largura de banda máxima de um utilizador, limitando o número de STB por casa a três, actualmente já não existe este limite. A MEO PT também já disponibiliza o serviço de IPTV através de fibra óptica. As modalidades de triple play oferecidas pela MEO PT podem ser vistas na tabela 3 [14].

Tabela 3 – Modalidades triple play da MEO PT [14]

MEO Triple Play

A empresa a entrar mais recentemente na competição foi a Vodafone, no ano 2009, com o serviço denominado Vodafone Casa. As modalidades triple play oferecidas pela Vodafone Casa podem ser vistas na tabela 4 [15].

Tabela 4 – Modalidades triple play da Vodafone [15]

Vodafone Triple Play

De assinalar ainda que tanto a Optimus Clix como a MEO PT oferecem, além das modalidades anteriormente referidas, modalidades e TV+Voz e TV+Net, a Vodafone apenas apresenta a modalidade TV+Net, para além da anteriormente referida.