Serviços Disponíveis

O principal objectivo da IPTV é a distribuição de televisão digital, no entanto e como já foi referido anteriormente, existem outros serviços disponíveis.

Triple Play

Consiste na capacidade de fornecer ao utilizador serviço de voz, dados e vídeo através de uma única ligação de banda larga (figura 8).

Triple Play

Figura 8 – Triple play [8]

Quadruple Play (Mobile IPTV)

Consiste na combinação dos serviços de triple play com os serviços móveis, permitindo aos utilizadores o acesso aos serviços de IPTV em qualquer local e em movimento.

Estão em desenvolvimento diversas soluções para o fornecimento de Mobile IPTV:

- Mobile TV + IP, utiliza as redes de transmissão digital para entregar os serviços de aúdio, video e data com base IP. Para aumentar a interactividade integram redes wireless. Esta abordagem apesar de também ser considerada Mobile IPTV perde um pouco da individualidade conferida pelo IP por ser distribuída pela redes de transmissão digital.

- IPTV + Mobile TV, esta solução é vista como o futuro da Mobile IPTV, sendo que o muito do seu desenvolvimento até agora se deve às actividades da ATIS (Automatic Terminal Information Services) nos EUA e pelo Open IPTV Forum e ITU-T Focus Group on IPTV a nível internacional [12]. As especificações para a Mobile IPTV ainda estão a ser desenvolvidas e o ITU-T Focus Group on IPTV está a estudar os requisitos de mobilidade e rede sem fios. O Open IPTV Forum está em desenvolvimento um serviço móvel totalmente baseado em IMS (IP Multimedia Subsystems), conjunto de especificações 3GPP para a entrega de conteúdos multimédia a dispositivos móveis.

As principais adversidades à Mobile IPTV são: limitações na capacidade, limitações dos processadores, ecrãs pequenos, pouca memória; limitações da banda; vulnerabilidades das ligações sem fios, nas quais existe uma maior perda de pacotes; e problemas de cobertura.

Video On Demand (VOD)

É um sistema constituído por três partes fundamentais: VOD server, armazena os conteúdos multimédia; VOD catcher, equipamento que recebe novos conteúdos; e VOD cache, é um servidor distribuído, tem como função gravar em cache o conteúdo mais acedido pelo utilizador.
O VOD permite ao utilizador seleccionar conteúdo de vídeo de acordo com as suas preferências.

Electronic Programming Guide (EPG)

É a interface gráfica que permite ao utilizador navegar e seleccionar os conteúdos multimédia posto à disposição pela sua televisão digital, nomeadamente, acesso a guias de programação, selecção de conteúdos VOD, agendar gravação de conteúdos [4].

Digital Video Recorder (DVR)

O DVR é o dispositivo que permite a gravação de conteúdos num formato digital, permitindo que o utilizador lhes possa aceder posteriormente [4]. Os conteúdos tanto podem ser armazenados na STB do utilizador como no servidor (Head-End).

Time Shifting

A funcionalidade de Time Shifting difere da DVR, na medida em que não requer que o utilizador liberte o espaço na sua STB, uma vez que os conteúdos são guardados no servidor IP [4]. A principal vantagem desta funcionalidade é permitir ao utilizador fazer pause ou rewind a programas transmitidos em directo.

Jogos/Música

A IPTV já permite o acesso a jogos, dando a possibilidade ao utilizador de jogar com outras pessoas na rede. Muitos dos serviços de IPTV também já têm uma base de dados onde o utilizador pode aceder a músicas.

Publicidade direccionada

Devido às capacidades interactivas da IPTV as operadoras conseguem enviar publicidade específica a grupos de pessoas específicas. A IPTV permite ainda que o utilizador pare a emissão e obtenha mais informações sobre o produto em questão.