Televisão 3D

História do 3D

História

De modo a melhor entender o que o futuro nos traz em relação à televisão 3D à que conhecer o seu passado, o inicio da experimentação com 3D remonta ao século XIX quando David Brewster inventou o Estereoscópio, este consistia num par de fotografias montadas uma ao lado da outra, e através de um aparelho cada olho focava uma imagem criando uma imagem 3D. Em 1871 foi patenteado por Coleman Sellers o “Kinematoscope “ este fazia uso de um Estereoscópio, fazendo passar sucessivas imagens para cada uma das imagens utilizadas no Estereoscópio, criando então um filme animado em 3D. Em 1890 William Friese-Green, obtém a patente para a criação de filmes 3D. Em Junho de 1915 Edwin S. Porter and William E. Waddel apresentaram alguns testes a uma audiência onde mostram algumas cenas de um filme anáglifo. Só em 1922 o primeiro filme 3D é lançado ao público, este se chamava “The Power of Love”. O primeiro filme 3D a cores aparece em 1935 e depois durante mais de uma década a tecnologia 3D permanece adormecida

Estereoscópio

Na década de 50, quando a posse de uma televisão começou a ser mais comum, relançou-se o interesse pelo 3D, e o filme “Bwama devil” foi lançado assim como o filme “House Wax”, mas como nem tudo se passa nos Estados Unidos, na União Soviética também é lançado o filme 3D “Robinson Crusoe”.

Nos anos 60 é criada a Space-Vision 3D, que diferenciava das outras tecnologias por apenas necessitar de um projector com uma lente especial. O primeiro filme a ser lançado com esta tecnologia chamava se “The Bubble”.

Em 1970 é criada a “Stereovision”, e o primeiro filme a ser lançado com esta nova tecnologia foi “The Stewardesses” que foi um grande êxito de bilheteiras. Durante o inicio dos anos 80 vários filmes foram lançados utilizando esta tecnologia. Durante o meio dos anos 80 a IMAX realizou correcções matemáticas ás tecnologias anteriores de 3D de modo a diminuir o cansaço ocular que estas provocavam. Em 86 é lançado o primeiro filme utilizando óculos polarizados para apresentar na expo 86 no Canada. Durante os anos 90 vários filmes foram lançados utilizando IMAX 3D.

Durante o inicio do século, vários filmes foram lançados em 3D , nomeadamente “Ghosts of the Abyss” em 2003 por James Cameron, alguém a quem não se pode negar a relevância no frenesim do 3D que hoje se vive. Vários filmes foram lançados utilizando a ultima tecnologia IMAX, Reality Camera System, como “Spy Kids 3D:Game Over”, Aliens of the Deep” e “The Adventures of Sharkboy and lavagirl in 3-D”. Em 2004 é lançado um grande sucesso em 3D “The Polar Express” que gerou grande interesse no 3D. A Disney e a Pixar adoptaram 3D para diversos dos seus filmes animados como por exemplo: “Chicken Little”,” The Nightmare Before Christmas”,” Meet the Robinsons”,” Bolt”,” Toy Story 3”. E em 2009 aparece a mega produção de James Cameron “Avatar”, que foi bastante mediática, criando uma experiencia tão imersiva, que vários jornais publicaram relatos de pessoas que ficaram deprimidas por não existir o mundo 3D de “Pandora” o mundo fictício onde o filme se realiza. A 1 de Janeiro um canal na Coreia do sul lançou o primeiro canal 3D, e na Europa a Sky UK lança o primeiro canal europeu em 3D. Em Portugal alguns eventos desportivos também começam a ser transmitidos em 3D, sendo que o primeiro evento 3D, a ser transmitido pela zon, em Portugal foi a final do Master de Augusta em golfe , a “meo” também lança um canal experimental 3D, onde certos conteúdos podem ser vistos em 3D como desporto, animação infantil, música, entre outros.

Valid XHTML 1.0 Strict Valid CSS!

Trabalho realizado por Pedro Simão e Tiago Catarrunas
no âmbito da cadeira Comunicação de Áudio e Vídeo do curso de MEEC