Televisão 3D
História do 3D

De modo a melhor entender o que o futuro nos traz em relação à televisão 3D à que conhecer o seu passado, o inicio da experimentação com 3D remonta ao século XIX quando David Brewster inventou o Estereoscópio, este consistia num par de fotografias montadas uma ao lado da outra, e através de um aparelho cada olho focava uma imagem criando uma imagem 3D. Em 1871 foi patenteado por Coleman Sellers o “Kinematoscope “ este fazia uso de um Estereoscópio, fazendo passar sucessivas imagens para cada uma das imagens utilizadas no Estereoscópio, criando então um filme animado em 3D. Em 1890 William Friese-Green, obtém a patente para a criação de filmes 3D. Em Junho de 1915 Edwin S. Porter and William E. Waddel apresentaram alguns testes a uma audiência onde mostram algumas cenas de um filme anáglifo. Só em 1922 o primeiro filme 3D é lançado ao público, este se chamava “The Power of Love”. O primeiro filme 3D a cores aparece em 1935 e depois durante mais de uma década a tecnologia 3D permanece adormecida

Na década de 50, quando a posse de uma televisão começou a ser mais comum, relançou-se o interesse pelo 3D, e o filme “Bwama devil” foi lançado assim como o filme “House Wax”, mas como nem tudo se passa nos Estados Unidos, na União Soviética também é lançado o filme 3D “Robinson Crusoe”.
Nos anos 60 é criada a Space-Vision 3D, que diferenciava das outras tecnologias por apenas necessitar de um projector com uma lente especial. O primeiro filme a ser lançado com esta tecnologia chamava se “The Bubble”.
Em 1970 é criada a “Stereovision”, e o primeiro filme a ser lançado com esta nova tecnologia foi “The Stewardesses” que foi um grande êxito de bilheteiras. Durante o inicio dos anos 80 vários filmes foram lançados utilizando esta tecnologia. Durante o meio dos anos 80 a IMAX realizou correcções matemáticas ás tecnologias anteriores de 3D de modo a diminuir o cansaço ocular que estas provocavam. Em 86 é lançado o primeiro filme utilizando óculos polarizados para apresentar na expo 86 no Canada. Durante os anos 90 vários filmes foram lançados utilizando IMAX 3D.
Durante o inicio do século, vários filmes foram lançados em 3D , nomeadamente “Ghosts of the Abyss” em 2003 por James Cameron, alguém a quem não se pode negar a relevância no frenesim do 3D que hoje se vive. Vários filmes foram lançados utilizando a ultima tecnologia IMAX, Reality Camera System, como “Spy Kids 3D:Game Over”, Aliens of the Deep” e “The Adventures of Sharkboy and lavagirl in 3-D”. Em 2004 é lançado um grande sucesso em 3D “The Polar Express” que gerou grande interesse no 3D. A Disney e a Pixar adoptaram 3D para diversos dos seus filmes animados como por exemplo: “Chicken Little”,” The Nightmare Before Christmas”,” Meet the Robinsons”,” Bolt”,” Toy Story 3”. E em 2009 aparece a mega produção de James Cameron “Avatar”, que foi bastante mediática, criando uma experiencia tão imersiva, que vários jornais publicaram relatos de pessoas que ficaram deprimidas por não existir o mundo 3D de “Pandora” o mundo fictício onde o filme se realiza. A 1 de Janeiro um canal na Coreia do sul lançou o primeiro canal 3D, e na Europa a Sky UK lança o primeiro canal europeu em 3D. Em Portugal alguns eventos desportivos também começam a ser transmitidos em 3D, sendo que o primeiro evento 3D, a ser transmitido pela zon, em Portugal foi a final do Master de Augusta em golfe , a “meo” também lança um canal experimental 3D, onde certos conteúdos podem ser vistos em 3D como desporto, animação infantil, música, entre outros.
Trabalho realizado por Pedro Simão e Tiago Catarrunas
no âmbito da cadeira Comunicação de Áudio e Vídeo do curso de MEEC