Televisão 3D

Técnologia : Óculos para visualização 3D

Existem três tipos de óculos para ver conteúdo 3D. Óculos anaglíficos, polarizados e shutter. Os dois primeiros permitem visualizar 3D tanto no formato sequencial como no formato de imagens paralelas, os óculos shutter permitem visualização apenas no formato sequencial.

3D Anáglifo

3D Anáglifo

Duas imagens são projectadas na tela simultaneamente, uma imagem para cada olho. Cada uma das imagens possui pequenas diferenças na perspectiva. Cada uma das lentes – vermelha e azul – é projectada para visualizar apenas uma das camadas, filtrando a outra, por isso, cada olho só recebe uma das imagens. O córtex visual combina as imagens percebendo-as como uma só imagem tridimensional.

Óculos polarizados

Funcionamento de óculos polarizados 3D

É um método muito semelhante ao método anáglifo, onde duas imagens com perspectivas diferentes e polarização distintas, são projectadas ao mesmo tempo na tela. Cada lente dos óculos filtra apenas uma das polarizações disponíveis, fazendo com que cada um dos olhos adquira apenas uma das imagens. Novamente, o cérebro combina as duas imagens distintas numa tridimensional.

Óculos Shutter

A visualização de 3D com óculos shutter é realizada através da representação sequencial de imagens, ora para o olho esquerdo ora para o direito. Os óculos contêm um cristal liquido nas lentes que escurece quando lhe é aplicado voltagem (não deixa passar radiação visível) permitindo apenas a passagem das imagens correspondente a cada olho. No entanto é necessário um sincronismo perfeito entre os óculos e a televisão, para assim obter o resultado desejado. Isto é possível através de comunicação entre a televisão e os óculos (infravermelhos, bluetooth, etc..), o que implica um aumento da complexidade, logo um aumento do preço relativamente aos outros dois métodos.

Óculos Shutters

A tecnologia em si já existe a algum tempo, na década de 80, havia oito jogos Sega Master System que aplicavam esta técnica, mas a tecnologia era limitada pela capacidade de exibição da época, que só conseguia mostrar 480i a 30 frames por segundo, o que dava cerca de 15 FPS por olho em 3D e a cintilação poderia causar problemas ao utilizador.

Valid XHTML 1.0 Strict Valid CSS!

Trabalho realizado por Pedro Simão e Tiago Catarrunas
no âmbito da cadeira Comunicação de Áudio e Vídeo do curso de MEEC