O nome iPhone foi ideia surgiu de Michael Kovatch, um cidadão norte-americano. Em 1983, Michael criou uma empresa orientada para a comunicação na Internet. Um dia, após uma conversa com um professor da Universidade de Santiago do Chile sobre tecnologias de comunicação, Michael imaginou que no futuro a Internet iria ser utilizada como meio para realizar chamadas telefónicas. Aliando as palavras Internet e telefone (phone em inglês), criou a expressão iPhone. Michael registou o domínio iphone.com em 1995. Em 1999, a Apple comprou o domínio por uma quantia rondando um milhão de dólares americanos.
Em 2002, o CEO da Apple, Steve Jobs, afirmou que a empresa não iria continuar a desenvolver e aperfeiçoar o Newton PDA(Personal Digital Assistant) mas sim investir num telemóvel avançado. Jobs acreditava que os telemóveis seriam dispositivos importantes no acesso à informação no aspecto das plataformas móveis afirmando que estes precisavam apenas ser possuir um excelente software de sincronização. O primeiro passo foi dado em 2001, com o aparecimento do iPod e do iTunes, um software que possibilitava a sincronização de ficheiros entre um computador terminal e um iPod.
Dado o imenso sucesso comercial, Steve Jobs decidiu avançar com o projecto de conceber um telemóvel que utilizasse o iTunes para sincronização de ficheiros. O projecto teve o nome de Purple Project 2 e iniciou-se em 2005. Para tal, a Apple fez uma parceria com a um dos gigantes do mundo dos telemóveis, a Motorola. Dessa parceria nasceu o Motorola ROKR E1, o primeiro telemóvel do mundo a utilizar o iTunes. O ROKR foi lançado a 7 de Setembro de 2005. Todavia, a taxa de vendas do ROKR foi mais baixa do que ambas as empresas tinham previsto, mesmo depois de uma campanha de marketing muito agressiva. Factores como o tempo (muito elevado) de transferência entre os computadores terminais e o ROKR, a falta de inovação do produto (muito semelhante ao modelo anterior da Motorola – E398) e a impossibilidade de realizar transferências por via wireless estiveram na génese da baixa receptividade que o Mercado teve ao ROKR.
A baixa receptividade do mercado ao ROKR levou a uma tomada de decisão por parte de Steve Jobs. Jobs estava convicto que o insucesso comercial do ROKR tinha sido fruto do compromisso que tinha sido feito com a Motorola de utilizar um designer externo à Apple para desenvolver a imagem do produto. Esse compromisso tinha impossibilitado à Apple, de acordo com Jobs, criar o telemóvel que a empresa pretendia. Posto isto, a Apple anunciou em Setembro de 2006 que não iria dar continuidade ao desenvolvimento de aplicações e serviços para o ROKR e lançou uma versão do iTunes que continha referências para um dispositivo móvel desconhecido.
A Apple iniciou uma parceria com a Cingular. Ao contrário da Motorola, a Cingular permitiu uma margem de manobra maior à Apple em vários aspectos, nomeadamente o design. Tal aspecto foi fulcral para o sucesso do produto que viria a ser lançado. Steve Jobs atribuiu ao designer Jonathan Ive a responsabilidade de desenhar o produto em causa. A escolha de Ive não foi mero acaso. Um dos produtos mais bem sucedidos de sempre da Apple até á data, o iPod, tinha sido desenhado pelo inglês. A linha de design seguida por Ive é muito inspirada nas ideias dum grande designer alemão dos anos 60, Dieter Rams.
Após trinta meses de desenvolvimento e $150 milhões de dólares de custo total o produto que iria revolucionar o mundo tos telemóveis estava pronto para ser lançado no mercado. Em 9 de Janeiro de 2007, Steve Jobs anunciou, na Macworld Conference & Expo, que a Apple iria revolucionar o mundo dos telefones com a apresentação de um produto que apresentava três características únicas: um iPod com ecrã grande com ecrã táctil, um telemóvel revolucionário e uma meio de ligação à Internet inovador – o iPhone.