Tecnologia/Codecs

Um vídeo em HD pode ser armazenado em BD-ROM com resoluções até 1920x1080 pixéis por imagem, a 24 imagens por segundo, com varrimento progressivo, ou a 59,94 imagens por segundo, com varrimento entrelaçado. Ainda com varrimento progressivo, também podem ser gravados vídeos com resoluções de 1280x720 pixéis com até 59,94 imagens por segundo.

Para vídeo, é obrigatório que todos os leitores de Blu-ray possam suportar pelo menos os três codecs seguintes:

1. H.262/MPEG-2 Parte 2: MPEG-2 Vídeo
2. H.264/MPEG-4 Parte 10: AVC
3. SMPTE 421M: VC-1

O codec MPEG-2 Vídeo é o padrão utilizado nos DVDs comuns, e a sua utilização nos leitores Blu-ray vem permitir que estes leiam também os DVDs.
Devido à diferença de eficiência destes codecs de vídeo, a escolha dos formatos utilizados afecta directamente os custos com licenças ou royalties, assim como o tempo máximo de gravação do filme.

Discos codificados com MPEG-2 Vídeo, aquando do lançamento do Blu-ray em 2006, ficam limitados a duas horas de conteúdos em alta definição numa única camada de um BD-ROM de 25 GB. Ao utilizarem-se os codecs VC-1 ou MPEG-4 AVC, com maior capacidade de compressão, conseguem-se gravar cerca de quatro horas de vídeo com a mesma qualidade.