Arquitectura

A maneira como o IPTV chega a nossa casa.

    A arquitetura de uma rede IPTV divide-se tipicamente em 3 sub-redes: a de núcleo, a de transporte (ou agregação) e a de acesso. A rede de acesso que chega até ao utilizador final, podem existir utilizadores que requerem débitos binários diferentes, a rede de transporte é onde se agrupam varias redes de acesso agregando todo esse trafego, a de núcleo é a responsável pela entrega de todos os dados vindos dos produtores de conteúdos.



Figura 1: Sub-redes da rede IPTV


Cabeça:


    Esta sub-rede representa a extremidade principal de vídeo, é o ponto no qual se encontram os conteúdos provenientes dos prestadores de serviços. Sendo também conhecida como Head-end esta sub-rede consiste em varias componentes que podem variar de rede para rede, tais como, fonte de vídeo, codificador/descodificador, transcodificadores para adaptar o sinal as taxas de streaming, entre outros.



Figura 2: Arquitetura da rede IPTV:


    A localização da head-end é uma opção de implementação da arquitetura, podendo estar centralizado ou distribuído.

Rede de transporte/Agregação:


    A rede de transporte é responsável por transportar todo o tipo de tráfego entre a rede de núcleo e a rede de acesso. Agrupa os canais codificados de vídeo e transporta-os sobre a rede IP, o mecanismo usado para o transporte é o MPLS (Multi Protocol Label Switching)


Rede de acesso:


    A rede de acesso faz a ligação entre a rede de transporte e os utilizadores, cada um pode ter um maior ou menor débito binário, dependendo por exemplo da implementação do operador ou do débito binário contratado ao prestador de serviços.
    Existem várias tecnologias para a rede de acesso consoante a implementação da operadora, entre elas as principais são:
    DSL Digital Suscribe line) A tecnologia consiste em utilizar a rede telefónica para transmitir dados.
DOCSIS (Data Over Cable Service Interface) Utiliza uma rede hibrida, coaxial-fibra para a transmissão de dados.
FTTx (Fiber to the x) Rede baseada em fibra óptica para a transmissão de dados. Nesta tecnologia existem diversas soluções, dependendo do local ate onde a rede de fibra está instalada.
    Redes móveis Utilizada em dispositivos móveis. A evolução desta tecnologia veio tornar possível o uso de serviços de alto débito tais como IPTV


Tabela 1: Diferentes redes onde é possível existir IPTV


    As razões que levam à escolha de uma tecnologia em detrimento de outra são varias, tais como o preço da renovação da infra-estrutura do operador, razões politicas ou apenas porque o operador não sente necessidade.
    Todas estas tecnologias requerem o uso de uma STB (Set-Top Box) que fará a descodificação final do conteúdo para a TV do utilizador.

IPTV por J.Nobre e F.Jacinto