Bem Vindo

Bem Vindo!!!


    No momento em que vivemos o conceito de televisão é algo muito mais abrangente e complexo do que foi noutros tempos e tudo isto se deve, em grande parte, ao crescimento e impacto da Internet nas nossas vidas. A internet mudou por completo a definição de televisão, tal qual a conhecíamos, criando o conceito de interatividade, mais conteúdos multimédia e acima de tudo uma maior qualidade no serviço prestado em comparação com outros soluções já existentes no mercado, tais como, televisão por cabo, satélite e terrestre. E o resultado desta redefinição de televisão chama-se IPTV, um novo método de transmissão de sinais televisivos que é difundida para casa dos clientes através do IP (internet protocol) uma estrutura já existente na camada de rede e que oferece um serviço de televisão que corresponde ás novas exigências e espectativas dos clientes em relação ao serviço de televisão antigo.
    A diferença principal entre IPTV e os outros sistemas tradicionais de televisão é a forma como operam, visto que só os programas selecionados e os conteúdos selecionados “On-Demand” são distribuídos ao consumidor nos sistemas tradicionais enquanto o IPTV dispõe sempre de duas vias de comunicação, oferecendo assim como, já foi referido anteriormente, uma verdadeira interatividade entre o utilizador e o sistema.
    Naturalmente o IPTV tornou-se num dos principais meios de distribuição e acesso de banda larga do pais e noutras partes do globo, como podemos ver na figura 1.


Figura 1: Mapa dos países do mundo com o IPTV.


    Países onde o IPTV está disponível em pelo menos partes do país.
    Como consequência de tudo o que mencionamos até aqui, o IPTV é sem a mínima duvida uma das principais áreas em crescimento das empresas de Telecomunicações, com um potencial enorme para crescer cada vez mais de modo a conseguir chegar de forma ainda mais eficaz e atrativa aos clientes. Este artigo tem como objetivo falar sobre alguns assuntos relacionados com IPTV, tendo sempre em atenção não só os aspetos técnicos mas também os aspetos económicos.
    Na parte técnica, iremos falar mais detalhadamente sobre o que é o IPTV, abordar um tema muito importante no que toca a qualidade/custo que se prende com as técnicas de compressão usadas neste tipo de sistema.
    Na parte económica, iremos falar sobre o IPTV em Portugal e sobre o tipo de serviço que é fornecido aos clientes por parte das empresas do sector.
    Iremos ainda analisar as características que tornam o IPTV um serviço de sucesso e ainda referir alguns estudos que nos dão estatísticas e previsões do número de subscritores e lucros do IPTV a nível mundial.