Home
Abstract
Introdução
História
MP3
AAC
MP3 vs AAC (Tecnologia)
MP3 vs AAC (Negócio)
Conclusões
References

 

INTRODUÇÃO


Esta absoluta necessidade nos dias de hoje de realizar codificação de áudio está intimamente ligada á necessidade de efectuar um compromisso viável entre a qualidade e o tamanho dos ficheiros resultantes. Será descrito posteriormente, quando for apresentada de uma forma resumida a história do MP3, como surgiu esta necessidade de desenvolver ferramentas de codificação de forma a obter uma transmissão de áudio de alta qualidade, sem que para isso fosse necessário a transmissão de informação desnecessária e por conseguinte conseguir uma redução do tamanho dos ficheiros a ser transmitidos que de outra forma levariam eternidades a serem transmitidos

Sinalizada a necessidade durante cerca de 12 anos foram estudados eventuais métodos e algoritmos de codificação de áudio, estudos estes realizados principalmente por instituições académicas. No culminar destes estudos procedeu-se à criação de um grupo especializado denominado por MPEG (Moving Picture Experts Group), que passou a ser o principal responsável pela centralização de grande parte dos estudos realizados com a codificação de áudio e vídeo (este grupo inclui as companhias Dolby, Fraunhofer (FhG), AT&T, Sony e Nokia). Em 1995 o MPEG tinha chegado ao primeiro conjunto de codec’s de áudio (Abreviatura de Codificador/ Descodificador) [1].

Este conjunto de codec’s era designado por MPEG-1 e apresentava-se dividido em três camadas (layers), na qual cada camada traduzia uma relação entre a quantidade de bits, ou informação disponível por segundo (bit-rate), tempo necessário para codificar entre outros parâmetros. As especificações podem ser organizadas na tabela apresentada abaixo:

MPEG 1

Layers

Bit Rate

Tempo de codificação

Layer 1

32 - 448 kbit/s

19 ms

Layer 2

32 - 384 kbit/s

32 ms

Layer 3

32 - 320 kbit/s

59 ms

A ideia fundamental que está na base destes codec’s é o facto de estes serem perceptuais, isto é, de se basearem numa ideia de que, uma vez que existe erro de codificação, é melhor que este erro se encontre em zonas onde ele possa ser tolerado.

Figura 1.1 – Diagrama de blocos do Codificador Perceptual

Na figura acima está representado o diagrama de blocos de um codificador perceptual onde é visível o envio do áudio em PCM em simultâneo para o banco de filtros (Filterbank) e para o modelo perceptual (Perceptual Model), que integra os algoritmos psicoacústicos e, com base na informação obtida do modelo perceptual o Quantificador (Quantization & Coding) introduz mais erro de codificação nas zonas para as quais o sistema auditivo humano é menos sensível. Na fase final do processo o áudio é codificado utilizando uma codificação entrópica (Enconding Beatstream).

Figura 1.2 – Diagrama de blocos do Descodificador Perceptual

Na figura acima está representado o diagrama de blocos de um descodificador perceptual que efectua o processo inverso do codificador, ou seja, recebe áudio codificado que vai descodificar (Decoding Beatstream), efectuar a quantificação inversa (Inverse Quantization) e por fim converter o áudio da frequência para o tempo (Synthesis Filterbank).

Inicialmente a layer preferida era o MP2 que à partida preenchia os requisitos necessários para as mais variadas aplicações, não era muito complexo e atingia bit-rates aceitáveis. No entanto, após alguns testes optou-se por escolher o MP3 como codec padrão. Como será demonstrado mais à frente o MP3 englobava as melhores técnicas de codificação da altura com uma complexidade e qualidade bastante aceitáveis.

Apesar do domínio avassalador do MP3 durante longos anos, os estudos não cessaram e à alguns anos têm-se apostado num outro codec, mais complexo, mas também mais robusto denominado AAC (Advanced Audio Coding) que tem vindo a ser adoptado por uma larga maioria de marcas internacionais.

Neste trabalho irá ser feita uma descrição do funcionamento tanto do MP3 como do AAC e por fim apresentada uma comparação entre ambos aos mais diversos níveis.

 

 


Instituto Superior Técnico

Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisboa, Portugal