Introdução

O uso de vídeo na Web apenas começou a crescer com a chegada da banda larga, devido ao grande volume de dados associado aos ficheiros vídeo. Antes do Flash Vídeo os ficheiros de vídeo tinham de ser completamente descarregados para se poder começar a ver o seu conteúdo, o que era inconveniente, visto que levava a um grande tempo de espera. A principal vantagem do vídeo flash consiste no facto de se poder visualizar o conteúdo ao mesmo tempo que o ficheiro está a ser carregado. Por outro lado na era “pré-Flash” as taxas de compressão de vídeo eram baixas, fazendo com que os ficheiros vídeos tivessem tamanhos por vezes demasiado largos para poderem ser visualizados na Web.

O formato FLV por sua vez utiliza codificadores de vídeo com elevados factores de compressão diminuindo assim drasticamente o tamanho dos ficheiros vídeo. Não sendo de estranhar que nos dias de hoje o FLV seja o formato dominador em toda a internet. Resultando numa explosão de conteúdo vídeo na Internet, que tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Para isto muito contribuíram utilizadores notáveis do vídeo Flash, nomeadamente formato FLV como: YouTube, Hulu, VEVO, Yahoo!, etc.

Sendo compatível com os principais sistemas operativos, estima-se que actualmente 99% dos navegadores Web têm o flash player instalado. Estudos publicados pela Adobe estimavam que em junho de 2009 98,2% dos utilizadores já tinham suporte do Flash player entre as suas varias versões. .