Descrição e características do Blu-ray

As principais características do Blu-ray, como já foi explicado anteriormente, dizem respeito à capacidade de armazenamento, onde se atinge os 25GB para um disco de camada única e os 50GB para um de camada dupla. Além disso, a velocidade de transferência chega aos 54 MB/s. Para uma melhor ideia do que representam estas capacidades, num disco de 25GB é possível gravar 6 horas de vídeo de alta definição, com uma resolução de 1080p (1920x1080 pixéis) e até 60 frames por segundo.

Track Pitch BD vs DVD O Blu-ray consegue esta melhoria de capacidade devido à utilização do laser azul-violeta, que funciona no comprimento de onda dos 405 nm, menor que as tecnologias anteriores (DVD com 650nm) e permitindo assim um melhor aproveitamento do espaço físico. Além disso, devido a uma camada protetora mais larga e um conjunto de lentes duplas, o laser posiciona-se de forma mais precisa no disco, permitindo uma gravação de informação mais eficiente. Os pontos de gravação têm uma largura de 0,15μm e estão distanciados (“track pitch”) 0,32 μm. Como se pode analisar pela figura 2, estes valores são muito inferiores que os do DVD.

Estrutura de camadas

 

Em relação à sua estrutura, apesar de ter a mesma espessura de um CD ou DVD, esta é constituída de forma diferente. Como se pode observar pela figura 3, a camada onde são gravados os dados fica por cima de uma camada de policarbonato de 1,1mm, e tem como cobertura uma fina camada de 0.1mm, ao contrário do DVD que tem duas camadas de policarbonato de 0.6mm.

 

A nível físico uma outra característica importante é a existência de uma camada de substrato (denominado Durabis e descoberto pela TDK) que permite evitar riscos e arranhões e a leitura na presença de sujidade, oferecendo assim uma melhor segurança.

Tal como nos equipamentos de armazenamento precursores, o BD tem diferentes formatos de acordo com as características e utilização dos mesmos:

  • - BD-ROM, para discos que são apenas de leitura;
  • - BD-R, para discos que são graváveis;
  • - BD-RE, para discos regraváveis.

Em relação às velocidades de transferência de dados, o valor padrão para o Blu-ray, de acordo com as especificações é de 36Mbit/s. A velocidade de gravação varia de acordo com o gravador utilizado, em que este valor é multiplicado, sendo que atualmente no mercado os valores mais comuns são de 6x e 8x, o que corresponde a uma taxa de transferência de 216 e 288 Mbit/s respetivamente. No mercado também já é possível encontrar dispositivos com valores de 16x, atingindo assim os 576Mbit/s. Na tabela 3 estão representadas as diversas velocidades e o tempo médio necessário para a gravação de um disco Blu-ray completo.[3][9]