Displays 3D
Conceitos Básicos
Sistema Visual Humano (SVH)
Os cones e bastonetes existentes na retina permitem a consciente perceção da luz e a visão, incluindo a diferenciação da cor e a perceção de profundidade.
No SVH a perceção da profundidade é controlada pela:
- Vergência
- Acomodação
Enquanto os olhos se focam na profundidade do écran (acomodação), convergem para a profundidade da imagem (vergência).
Numa situação normal, a acomodação e a vergência ocorrem à mesma profundidade.
A acomodação não pode ser controlada no caso dos ecrãs, porque os humanos focam os olhos na superfície do écran, mesmo que a posição dos objetos 3D esteja à frente ou atrás da superfície.
As tecnologias atuais apenas permitem um controlo indireto sobre a vergência, ao apresentar imagens ligeiramente diferente para o olho direito e esquerdo, denominando-se de disparidade.
Estereoscopia
A Estereoscopia refere-se à capacidade de recrear informação 3D ou criar a ilusão de profundidade a partir de uma imagem baseada em duas perpetivas diferentes, uma para cada olho.
As duas imagens 2D são então combinadas no cérebro para dar a perceção da profundidade.
Para visualizar conteúdos estereoscópios é necessário utilizar óculos apropriados.
Auto-Estereoscopia
A necessidade de usar óculos para ver conteúdos estereoscópios é identificada como um grande inconveniente devido a:
- desconforto físico que traz ao utilizador;
- potencial desalinhamento do projetor;
- custos e cuidados a ter com os óculos.
Como alternativa, são propostas várias técnicas que aplicam a multiplexagem espacial às duas imagens combinada com um mecanismo de direcionamento de luz.
Desta forma, surge o conceito de Auto-estereoscopia, que designa o método utilizado para exibir imagens estereoscopias, adicionando a perceção da profundidade, sem o uso de qualquer tipo de óculos.
As duas principais técnicas de auto-estereoscopia são:
- os ecrãs de barreiras de paralaxe,
- os ecrãs de lentes lenticulares.