Displays 3D
Tecnologias de Visualização 3D
Ecrãs Estereoscópios
A técnica básica deste tipo de écra consiste em apresentar duas imagens deslocadas, que são exibidas separadamente para o olho direito e esquerdo, ou seja, são dados dois pontos de vista distintos, um para cada olho.
As duas imagens 2D são combinadas no cérebro de forma a dar a perceção da profundidade - perceção das 3D.
Estes ecrãs são designados, muitas vezes, por Glasses-bound Displays, porque implicam a utilização de óculos.
A sua tecnologia difere no tipo de filtragem que os óculos fazem.
Assim, distinguem-se os principais sistemas:
- Anaglyph: são utilizadas imagens em camadas e com cores cromaticamente opostas que, quando vistas com óculos onde as duas lentes são de cores diferentes (normalmente, vermelho e cíano), dão o efeito de estereoscopia;
- Polarização da luz: são projetadas duas imagens no mesmo ecrã através de filtros de polarizações diferentes. Os óculos polarizados criam a ilusão de imagens 3D ao restringir a luz que chega a cada olho, isto é, cada lente deixa passar a luz que tem a mesma direção que o filtro e bloqueia as de direção oposta. É o sistema mais utilizado nos cinemas;
- Divisão do Comprimento de Onda: são utilizados comprimentos de onda específicos de vermelho, verde e azul para o olho direito, e comprimentos de onda diferentes de vermelho, verde e azul para o olho esquerdo. Os óculos que filtram os comprimentos de onda específicos permitem ao utilizador ter a perceção de profundidade;
- Obturação da Luz:
o efeito 3D é criado ao amostrar alternadamente duas perspetivas diferentes para cada olho. São utilizados óculos obturadores em que as lentes trabalham em sincronismo com um monitor de comutação. Estes obturadores abrem e fecham alternadamente a luz de cada lente por forma a dar ao cérebro a sensação de profundidade pretendida.
Ecrãs Auto-estereoscópicos
Estes ecrãs não requerem que os utilizadores usem qualquer tipo de óculos para fazer a separação de imagens para cada um dos olhos.
Os ecrãs que utilizam esta tecnologia podem ser dualview ou multiview.
Em sistemas dualview existem algumas limitações, nomeadamente o ângulo reduzido de visualização, a baixa resolução e a importância do posicionamento do observador relativamente ao ecrã.
Em sistemas multiview, os utilizadores podem ter a perceção das 3D em qualquer ponto da zona de visualização, permitindo a sua movimentação sem a perda de qualquer informação. Este tipo de ecrã permite múltiplos utilizadores, em que cada um vê a imagem 3D da sua perspetiva.
As duas principais soluções que eliminam a dependência de óculos são:
- Barreira de Paralaxe:
tipicamente,uma barreira de paralaxe é um filtro que contém uma série de fendas precisas, que permitem que cada olho veja um conjunto de pixéis diferentes de cada perspetiva, criando a perceção de profundidade através da barreira;
- Lentes Lenticulares: Um conjunto de Lentes Lenticulares é constituído por uma série de lentes cilíndricas que direcionam a luz desde colunas de pixéis a uma zona específica, permitindo que cada olho receba uma imagem diferente, dependente da posição que o observador ocupar.