Aplicações e Mercados
As aplicações da visualização em 3D são inúmeras e encontram-se
em diversos campos. Alguns exemplos são a imagiologia médica, treino e
simulações militares, exploração científica, produção industrial, videoconferência, entre outras. Podem também ter diversos
fins como artísticos, publicitários ou até mesmo educacionais. Em todos estes
diferentes campos os modelos de negócio variam muito de acordo com os diferentes
objectivos. Este site
apenas se refere ao mercado na àrea do entretenimento, nomeadamente o cinema e
televisão 3D.
O filme Avatar, em 2009, foi o arranque da nova vida na
tecnologia 3D a nível global. Contudo, e apesar de grandes perspetivas por
parte de entidades como a DisplaySearch
ou a GlobalIntelligence, os
consumidores não se sentiram tão atraídos pela tecnologia ao ponto da sua
adopção começar a tornar-se generalizada. Sendo a área dos videojogos a que,
neste momento, se mantém mais receptiva aos avanços tecnológicos 3D,
nomeadamentenas aplicações que utilizam Head-Mounted Displays. Já o cinema está, neste momento, num impasse porque as
produtoras previam que o recurso ao 3D realmente fosse o futuro mas o público
não parece ter a mesma opinião.
Quanto à área das TVs, onde havia grandes expectativas, o
crescimento tem vindo a ser bem menos acelerado do que se previa. Há várias
razões que podem levar a essa situação, a não aceitação da necessidade do uso
de óculos para ver TV, os preços elevados e ultimamente, o rápido crescimento
da tecnologia 2D com resolução 4K, que
teve uma aceitação muito maior por parte do mercado. Os preços das TV´s 3D
variam entre os 500 e os 8000 euros, havendo modelos muito personalizados na
ordem das dezenas de milhares de euros. Tomando como exemplo a Worten, em
Portugal, os preços variam entre os 500 e 5000. Desde 2011, o primeiro ano
completo com TV´s 3D no mercado, que a Samsung e LG são os maiores produtores
de hardware, tendo 28% e 17% de cota de mercado em 2012, respetivamente. Nos
dias que correm, tanto esses dois gigantes como a maioria dos produtores,
começam a investir mais no avanço da tecnologia 2D, sendo que a tecnologia 3D
está a ser integrada em Smart TV´s 4K como um serviço complementar. De notar
que desde 2011 sempre houve muito mais oferta de hardware 3D do que conteúdos,
essa também terá sido uma das razões da aceitação do mercado não ter sido
massiva. Existem vários projectos que nunca chegaram a desenvolver-se como o
caso da Disney que decidiu descontinuar o seu canal 3D em parceria com a ESPN.
A Futuresource Consulting anunciou a
7 de Novembro deste ano que foram vendidas 90 milhões de SmartTVs em todo o
mundo em 2013, enquanto o número de TV´s 3D se ficou pelo 59 milhões. A mesma
consultura diz que no final de 2014, em zonas desenvolvidas, 30% das casas irão
ter uma Smart TV, enquanto a percentagem de TV´s 3D, mesmo em zonas
desenvolvidas não ultrapassará os 7%.
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