displays 3D

Implicações para a Saúde

O display 3D continua a causar algum desconforto relacionado com a saúde. São conhecidos diversos efeitos provocados pela utilização e visualização de sistemas 3D. A visualização de imagens 3D força o cérebro a interpretar estas imagens de forma distinta: para o sistema ocular os estímulos são diferentes do resto do corpo. Este facto acaba por causar distúrbios tais como o enjoou, tontura, dor de cabeça, epilepsia, ardor nos olhos, espasmo muscular temporário, desmaios ou desorientações. Contudo, os distúrbios não são comuns a todos os utilizadores. Os distúrbios são mais propícios em crianças, pessoas que sofram regularmente de enxaquecas ou que sejam portadores de epilepsia. A labirintite (sintoma de perda de equilíbrio e flutuação) será mais intensa em pessoas com disfunção do labirinto pois o cérebro exige um grande esforço por parte deste órgão.
Consciente deste problema, diversas empresas relacionadas com este ramo tecnológico têm advertido os seus utilizadores, como por exemplo: a Nintendo advertiu que era desaconselhado a utilização da Nintendo 3DS para crianças com idade inferior a 6 anos; a Sony apresenta uma mensagem nos seus dispositivos a advertir para a possibilidade de ataque epilético.
Existem medidas preventivas para diminuir o risco de aparecimento destes distúrbios. Uma utilização continua não excessiva, fazer pausas durante a sua utilização ou aguardar durante um curto período de tempo antes de realizar atividades distintas, são algumas destas medidas.

Comunicação de Áudio e Vídeo 1ºSem 2014/2015ist