O armazenamento de áudio é a tecnologia de guardar em formatos físicos um som captado num ambiente. O Homem sentiu necessidade de gravar os sons com o desejo de os perpetuar, as primeiras tecnologias capazes de o fazer aparecem nos finais do séc. XVII, instrumentos como o Fonógrafo e o Gramofone são os primórdios do armazenamento áudio.
Com a evolução tecnológica e científica surgem outras formas de armazenar e reproduzir os sons, sendo que a maior revolução foi o aparecimento da gravação magnética, a reprodução era feita passando um arame magnetizado por um electroíman, que estava ligado a um microfone, para a reprodução tornava-se a passar o mesmo arame por o electroíman, e por indução magnética era reproduzido o som.
Na década de 50 do seculo passado os discos passam genericamente a ser feitos em vinil, e em 1970 começa o estudo da gravação de som em formato digital, mas só em 1983 começou a comercialização do Compact Disc, ou CD. Com a chegada do novo seculo, chegou uma maior facilidade de acesso á internet, e com esta, uma grande gama de conteúdos apenas à distância de um clique.
A pesquisa de objectos áudio na internet prende-se muito com a necessidade dos utilizadores terem associado a estes descrições detalhadas e sem erros, assim como, a necessidade de quem procura o objecto de o conseguir descrever objectivamente em palavras.
O primeiro pensamento relacionado com o tema é pirataria, um fim menos nobre, no entanto se o pensamento se realizar de forma mais cuidada verifica-se o contrário, a procura de áudio através dos serviços disponíveis tanto de forma gratuita como com custos para o utilizador surge como arma contra a pirataria.
O consumo constante de conteúdos áudios são uma realidade nos dias de hoje, as pessoas tem necessidade de aceder a este tipo serviço de forma fácil e com o menor custo possível, em qualquer lugar. Com os utilizadores a consumir música das plataformas existentes legalmente, as entidades reguladoras dos direitos de autor tem um controlo da forma com estão a ser utilizados os conteúdos. Os benefícios da utilização destes serviços não se extinguem com as causas legais, estas plataformas permitem uma análise das músicas reproduzidas nas rádios e espaços comerciais, desta forma pode-se compreender melhor os gostos musicais e artísticos da população.
Estes serviços permitem detectar com facilidade com metadados associados possíveis erros no conteudo, verificando se este está dentro dos parametros de legalidade e correcção de informação.