Impacto sociológico
O impacto que a televisão tem tido nos nossos dias tem evoluido ao longo dos anos, sendo que inicialmente era uma forma das pessoas se manterem a par do que se passava no mundo e de se distrairem. No entanto as pessoas estavam limitadas aos horários praticados pelos canais que tinham à sua disposição e geralmente regiam-se pelos programas que lhes interessavam.
Nos últimos anos começou a aparecer o conceito de bidirecionalidade que veio melhor a experiência do utilizador, uma vez que passaram a ver os programas que queriam quando queriam. A maior parte das pessoas já dispõe de uma set-top-box que lhe permite gravar e mesmo escolher aquilo que quer ver.
A revolução a nível de interactividade só aparece agora com as Smart TV permitindo o acesso a aplicações e à Web. O facto de as mesmas se integrarem com os dispositivos móveis como os Smart Phones e poder partilhar conteúdos é também muito atractivo. No entanto um estudo realizado pela DECO mostra que a maior parte dos possuidores destes novos equipamentos não lhe dão o devido uso, ou seja, continuam a utilizá-lo para ver os canais tradicionais. Aliás a principal razão da sua compra é para substituição do televisor antigo.
Percentagem sobre o tipo de utilização de uma Smart TV avaliado pelo estudo da DECO
Além disso, como podemos observar no estudo do marcado a percentagem de vendas das Smart TV ainda é muito baixa, prevendo-se que aumente nos próximos tempos. Os televisores mais consumidos são os LED, em alguns casos com a tecnologia 3D, que acabou por também não ter muito sucesso.