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Características Gerais das técnicas do MP3

O limite mínimo da audição humana

O limite mínimo da audição humana, não é linear. Esta, é representada por uma curva entre 2KHz e 5KHz (segundo a lei de Fletcher e Munson). Não é portanto necessário codificar sons abaixo deste limite, já que estes não são perceptíveis pelo ouvido humano.

O efeito de máscara

Este sistema baseia-se nas propriedades de mascaramenteo (masking) do ouvido humano. Um exemplo clássico desta propriedade pode ser exemplificada, pela situação quando ao olhar para o Sol, se um pássaro passar entretanto não se conseguir vislumbrar o mesmo devido à forte luz emitida pelo Sol. Em áudio a situação é semelhante. Durante a emissão de sons fortes, os sons fracos não são perceptíveis. Tomando como o exemplo um órgão: quando o músico não toca consegue-se ouvir o “respirar” dos tubos, quando se começa a tocar deixa-se de ouvir este efeito por ser um som fraco. É por isso que se torna desnecessário codificar todos os sons. Esta é a primeira propriedade utilizada no formato MP3 a ganhar algum espaço. Para este efeito, o codificador usa um modelo psicoacústico (psychoacoustic model) para a modelação do comportamento do ouvido humano.

O reservatório de bytes

Por vezes, algumas passagens de uma música não conseguem ser codificadas num dado bitrate sem se alterar a qualidade musical. Nestes casos o MP3 usa um pequeno reservatório de bytes (Reservoir of Bytes) que actua como um buffer usando a capacidade restante das passagens que exigem um bitrate inferior ao ritmo estabelecido.

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