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Joint Stereo Coding

No caso de um sinal estereofónico, o formato MP3 consegue utilizar mais algumas ferramentas, designadas de Joint Stereo (JS) coding para diminuir ainda mais o ficheiro já comprimido. Em alguns casos de dispositivos Hi-Fi, existe unicamente um subwoofer. No entanto, não se tem normalmente a percepção que o som vem unicamente desta coluna, mas sim das colunas satélite. De facto, para frequências muito baixas e muito altas, o ouvido humano não é dotado da capacidade de detecção espacial da origem do som, com uma grande precisão. O formato MP3 pode então (opcionalmente) reverter este pequeno truque usando o que se chama Intensity Stereo (IS). Algumas frequências são então gravadas no formato utilizando um sinal monofónico, seguidas por informação posterior para repor o mínimo de espacialidade no som durante a reprodução. A segunda ferramenta Joint Stereo, é chamada Mid/Side (M/S) stereo. Quando o canal esquerdo e direito são similares, então são dois canais (L+R) e (L-R) em vez do canal esquerdo e direito. Isto permite a redução do tamanho do ficheiro codificado usando menos bits para o canal lateral (side channel). Durante a reprodução o descodificador irá reconstruir com esta informação o canal esquerdo e direito.

Codificação de Huffman

A codificação de Huffmana faz igualmente parte do formato MP3. Esta, actua no fim da compressão para codificar a informação, não é portanto um algoritmo de compressão mas sim um algoritmo de codificação. Esta codificação cria códigos de tamanho variável de bits. A mais alta probabilidade de ocorrência implica os menores códigos e vice-versa. Os códigos de Huffman, usam a propriedade de usar prefixos únicos, podem portanto serem descodificados correctamente apesar do seu tamanho variável do seu código. A descodificação deste tipo de código é bastante rápida, recorrendo a uma tabela de correspondência. O ganho de codificação usando este tipo de código é na ordem dos 20% de espaço no ficheiro final.

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