Instituto Superior Técnico
Comunicação de Áudio e Vídeo
MP3

Introdução

Quem é que nunca ouviu falar de MP3?

Há, certamente, quem pense que é um aparelho de ouvir música, ou um programa de computador, há ainda quem, sabendo o que é e para que serve, teima em confundi-lo que MPEG-3.

Seja como for, esta página espera trazer alguma luz sobre o assunto incidindo sobre os seus aspectos técnicos, legais, etc…

Assim sendo, o MP3 (“MPEG-1 Layer 3”) é o formato de ficheiros áudio que revolucionou o mundo…

A verdade é que a indústria da música nunca mais foi a mesma desde que se criou um formato que permite comprimir em cerca de 90% uma música de um CD. Foi esta capacidade de compressão quase sem perdas, aliada à globalização da Internet, que fez do MP3 a norma de eleição para codificação de áudio.

 

  

Hoje em dia, pode dizer-se que, o MP3 tem “livre-trânsito” em quase tudo o seja electrónico (e não só…).   

De facto a dupla “Internet + MP3” abriu um novo mundo de possibilidades, e programas de partilha de ficheiros (tipo napster, kazaa…) começaram a aparecer às dezenas. Assim, tornou-se muito fácil encontrar uma música específica e fazer o seu download, deixando assim a indústria da música numa situação complicada. Rapidamente se pôs em causa a legalidade da partilha de ficheiros, sendo até hoje uma questão não completamente resolvida. Certo é que as regras mudaram. A protecção de conteúdos compensa até certos limites, e enquanto uns defendem a protecção incondicional (sem grande sucesso, deve dizer-se…), outros tentam explorar toda a visibilidade que o MP3 proporciona para divulgar o seu trabalho.