Blu-Ray vs. HD-DVD |
O FuturoEstes novos formatos, permanecerão no mercado por um tempo ainda indeterminado, principalmente se se tiver em conta a longevidade que ofereceu o DVD e mesmo o VHS. A mudança deste tipo de sistemas é sempre acompanhada por alguma renitência por parte do consumidor, especialmente quando a retro-compatibilidade não é clara. No entanto, como tudo no mundo da tecnologia e da ciência a evolução não para aqui e constantes avanços têm sido feitos na área. Os discos de próxima geração serão possivelmente os discos holográficos, Figura 1.
Figura 1 - Disco Holográfico
A tecnologia empregue neste tipo de disco óptico é conhecida como holografia colinear. Utiliza dois lasers, um vermelho e outro verde-azul. O laser azul-verde lê a informação codificada na superfície holográfica do disco enquanto o laser vermelho é utilizado como laser de referência e lê informação numa superfície equivalente à de um CD ou DVD, um filtro de luz, reflecte o laser azul-verde e deixa passar o vermelho, para impedir efeitos de refracção, referência na Figura 2. O disco criado a partir desta tecnologia tem o nome de HVD (Holographic Versatile Disc). Este tipo de discos tem capacidade para armazenar cerca de 3,9 Terabytes de informação, o que é cerca de 5 500 vezes mais que a capacidade de um CD convencional, 830 vezes a capacidade de um DVD e 160 vezes mais que um Blu-Ray de camada única. A taxa de transferência de dados do HVD é bastante alta, estando estimada no 1 Gigabit/s. A tecnologia precisa no entanto ainda de bastantes melhoramentos, os lasers utilizados consomem muita potência, o laser azul-verde tem uma potência de cerca de 1 W, o que é extremamente elevado em comparação com a potência dos lasers utilizado nos sistemas actuais. Outra tecnologia futura para o armazenamento de informação em discos ópticos é os Tapestry Media, discos com uma capacidade de 300 GB e sensivelmente do mesmo tamanho de um DVD. O disco Tapestry Media é igualmente um disco de tecnologia Holográfica, mas ao contrário do HVD, utiliza unicamente um laser, que é divido em dois lasers distintos, servindo um como laser de leitura e outro como laser de referência, o holograma é formado onde os dois feixes se interceptam no disco de leitura. Mais recentemente surgiu informação de um outro tipo de disco baseado no revestimento de um DVD Figura 2 - Camadas de um HVD
normal por uma proteína especial feita a partir de uma bactéria modificada geneticamente. Teoricamente será possível atingir capacidades de armazenamento na ordem dos 50 Terabytes. Este projecto está a ser desenvolvimento por um professor de Harvard em conjunto com a empresa Japonesas NEC Corp.
|