AR Telecom com tecnologia FWA



          A operadora AR Telecom substitui a rede de fibra óptica pela tecnologia de acesso sem fios BWA (Broadband Wireless Access). Expande a sua cobertura no território nacional através de uma rede baseada na tecnologia via rádio FWA – Fixed Wireless Access, uma tecnologia totalmente digital, sem fios e de elevada capacidade de transmissão que assenta no standard de telecomunicações DVB-T, Digital Video Broadcast-Terrestrial, utilizado na televisão digital terrestre e no standard IP, Internet Protocol.

          O sinal proveniente da Estação de Base, BTS – Base Transceiver Station, é recebido na ODU – Out-door Unit, um terminal que se comporta como um amplificador nos dois sentidos, downstream e upstream, compensando as variações de potência através do seu módulo de controlo automático de ganho, AGC – Automative Gain Control, que utiliza o valor médio do sinal para ajustar o ganho para o valor adequado, elevando o valor do sinal se este for fraco, ou diminuindo-o caso contrário. A partir deste ponto o sinal é transmitido por cabo coaxial para um armário principal, onde estão instalados os pré-amplificadores (alimentação dos amplificadores) e os amplificadores de distribuição que garantem os parâmetros de qualidade do sinal que irá servir uma célula, que segundo especificações de projecto da AR Telecom, não deve exceder as 500 casas.




Fig 2. Arquitectura baseada na BWA- Broadband Wireless Access




          Para células superiores a 440 casas, na necessidade de recorrer à instalação de amplificadores noutro local para além do armário principal, estes são instalados num armário secundário.

          Uma célula é constituída por uma rede de alimentação e por uma rede de distribuição de cliente. A rede de alimentação extende-se desde as ODU’s até aos amplificadores de distribuição instalados nos armários. Contém a Antena/ODU, fonte de alimentação, pré-amplificadores, passivos, modem de monitorização, amplificadores de distribuição e respectivas cablagens.

          A rede de distribuição de cliente é composta por um ou mais ramais de distribuição de cliente, tantos quantos os amplificadores de distribuição existentes, extende-se portanto desde o amplificador de distribuição até à casa do cliente (drop de cliente).