Vídeo na Internet
Instituto
Superior Técnico - Comunicação de Imagem - 2º Semestre 2007/2008
introdução |
A nossa relação com a Internet,
uma rede de computadores a nível global criada primeiramente como tecnologia
de resistência com fins militares por alturas da guerra fria, tem vindo a
mudar bastante desde a invenção da WWW por Tim Berners-Lee, invenção essa que
nos permitiu a interactividade com conteúdos multimédia suportada nessa mesma
rede, e, com a mudança da nossa relação para com a Internet, a mesma tende a
mudar com vista a acompanhar e a adaptar-se às nossas exigências. |
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É também fácil perceber que talvez
um dos conteúdos mais estimulantes para o ser humano será o vídeo, isto
porque se aproxima a uma janela para o mundo ou para outra realidade e que
permite também um registo fiel da nossa realidade, daí que, este estimulo
visual e auditivo, com o auxílio também da introdução da banda larga na
maioria dos países que facilita e massifica o acesso de alto débito à
Internet, seja um dos conteúdos mais procurado, veja-se por exemplo que cerca
de 100 milhões de vídeos são vistos diariamente no site YouTube.com. Emergem assim uma vasta gama de
aplicações de vídeo na Internet, sejam elas TV na Internet, broadcasting de
eventos desportivos, jogos online, educação à distancia, etc.. todas elas
dependentes do avançar das tecnologias e da maneira como os mesmos são
disponibilizados. O próprio acesso a estas aplicações multimédia gera
desafios ao mercado e aos próprios utilizadores, o que leva a uma nova
geração de partilha de informação, impulsionando a criação e desenvolvimento
de tecnologias como os protocolos P2P (peer-to-peer), o bittorrent, a criação
de “pequenas” comunidades online de partilha (youtube, myspace, ...), etc..
que moldam não só a maneira como os conteúdos devem ser disponibilizados na
internet mas definem também a maneira como lhes acedemos. |
José Manuel Tapadas Alves |
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Bruno Renato Sousa Rodrigues |
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