Vídeo na Internet

 

Instituto Superior Técnico - Comunicação de Imagem - 2º Semestre 2007/2008

 

introdução

conteúdo descarregável

streaming

download progressivo

impacto social e legal

impacto económico

desenvolvimentos futuros

conclusões

referências

 

 

 

 

A nossa relação com a Internet, uma rede de computadores a nível global criada primeiramente como tecnologia de resistência com fins militares por alturas da guerra fria, tem vindo a mudar bastante desde a invenção da WWW por Tim Berners-Lee, invenção essa que nos permitiu a interactividade com conteúdos multimédia suportada nessa mesma rede, e, com a mudança da nossa relação para com a Internet, a mesma tende a mudar com vista a acompanhar e a adaptar-se às nossas exigências.
Se pensarmos que cerca de 16% da população mundial acede regularmente à Internet poderemos facilmente verificar que não foi apenas o nível tecnológico que evoluiu mas também a complexidade e diversidade de conteúdos.

Vídeo na Internet

É também fácil perceber que talvez um dos conteúdos mais estimulantes para o ser humano será o vídeo, isto porque se aproxima a uma janela para o mundo ou para outra realidade e que permite também um registo fiel da nossa realidade, daí que, este estimulo visual e auditivo, com o auxílio também da introdução da banda larga na maioria dos países que facilita e massifica o acesso de alto débito à Internet, seja um dos conteúdos mais procurado, veja-se por exemplo que cerca de 100 milhões de vídeos são vistos diariamente no site YouTube.com.

 

Emergem assim uma vasta gama de aplicações de vídeo na Internet, sejam elas TV na Internet, broadcasting de eventos desportivos, jogos online, educação à distancia, etc.. todas elas dependentes do avançar das tecnologias e da maneira como os mesmos são disponibilizados. O próprio acesso a estas aplicações multimédia gera desafios ao mercado e aos próprios utilizadores, o que leva a uma nova geração de partilha de informação, impulsionando a criação e desenvolvimento de tecnologias como os protocolos P2P (peer-to-peer), o bittorrent, a criação de “pequenas” comunidades online de partilha (youtube, myspace, ...), etc.. que moldam não só a maneira como os conteúdos devem ser disponibilizados na internet mas definem também a maneira como lhes acedemos.

 
Toda esta globalização do acesso e disponibilização de conteúdos gerou não só uma série de questões legais quanto à protecção dos mesmos mas também se tornou numa oportunidade de negocio bastante rentável, veja-se mais uma vez o exemplo do site   YouTube.com, que começou como um pequeno site comunitário de partilha de vídeos pessoais e que em 2006 foi comprado pela empresa Google por 1.5 milhões de dólares (cerca de 970 milhões de euros).

 

 
 

José Manuel Tapadas Alves

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Bruno Renato Sousa Rodrigues

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