Vídeo na Internet
Instituto
Superior Técnico - Comunicação de Imagem - 2º Semestre 2007/2008
conteúdo
descarregável |
|
7. Conclusões Com
o vídeo na internet, vieram novos hábitos e a consequente aposta forte entre
os criadores de conteúdos, de forma a explorar todo o potencial da melhor
maneira. Cada
vez mais a quantidade de espectadores de vídeo na internet aumenta. A
liberdade que é oferecida na escolha de conteúdos e de certa forma a
interactividade a ela associada torna-a bastante apelativa. Hoje em dia
assiste-se a um verdadeiro fenómeno a nível do tipo de vídeos mais
procurados. Os espectadores optam por vídeos com curta duração de qualidade
razoável e com conteúdos que à primeira vista não teriam qualquer sucesso (um
individuo alcoolizado, num monólogo sem nexo com uma imagem descuidada, pode
muito bem ser um dos vídeos mais vistos nos sites da área). Com o aumento da
capacidade das ligações à internet, aliado ao |
desenvolvimento
tecnológico, as oportunidades de negócio nestas áreas vão-se tornando cada
vez mais interessantes, em relação aos meios de transmissão de vídeo
tradicionais. Tendo em conta que todos estes serviços estão ainda numa fase
embrionária face ao seu potencial, é fundamental que as empresas da área
marquem uma posição sólida e que criem marcas de confiança entre os utilizadores.
A elas cabe a procura de modelos de negócio mais lucrativos, que se alcançam
com o desenvolvimento e inovação. Em
tecnologias como esta, é também interessante observar, a velocidade com que
todos estes desenvolvimentos passaram do carácter meramente tecnológico, para
autênticos fenómenos sociais e batalhas em tribunais quer por interesses
económicos quer por atentados à privacidade. O
vídeo na internet trouxe com eles novos hábitos, que irão certamente evoluir
paralelamente aos constantes desenvolvimentos tecnológicos |