Vídeo na Internet

 

Instituto Superior Técnico - Comunicação de Imagem - 2º Semestre 2007/2008

 

introdução

conteúdo descarregável

streaming

download progressivo

impacto social e legal

impacto económico

desenvolvimentos futuros

conclusões

referências



interrogacao.jpg

 

7. Conclusões

Com o vídeo na internet, vieram novos hábitos e a consequente aposta forte entre os criadores de conteúdos, de forma a explorar todo o potencial da melhor maneira.

 

Cada vez mais a quantidade de espectadores de vídeo na internet aumenta. A liberdade que é oferecida na escolha de conteúdos e de certa forma a interactividade a ela associada torna-a bastante apelativa. Hoje em dia assiste-se a um verdadeiro fenómeno a nível do tipo de vídeos mais procurados. Os espectadores optam por vídeos com curta duração de qualidade razoável e com conteúdos que à primeira vista não teriam qualquer sucesso (um individuo alcoolizado, num monólogo sem nexo com uma imagem descuidada, pode muito bem ser um dos vídeos mais vistos nos sites da área). Com o aumento da capacidade das ligações à internet, aliado ao

desenvolvimento tecnológico, as oportunidades de negócio nestas áreas vão-se tornando cada vez mais interessantes, em relação aos meios de transmissão de vídeo tradicionais. Tendo em conta que todos estes serviços estão ainda numa fase embrionária face ao seu potencial, é fundamental que as empresas da área marquem uma posição sólida e que criem marcas de confiança entre os utilizadores. A elas cabe a procura de modelos de negócio mais lucrativos, que se alcançam com o desenvolvimento e inovação.

 

Em tecnologias como esta, é também interessante observar, a velocidade com que todos estes desenvolvimentos passaram do carácter meramente tecnológico, para autênticos fenómenos sociais e batalhas em tribunais quer por interesses económicos quer por atentados à privacidade.

 

O vídeo na internet trouxe com eles novos hábitos, que irão certamente evoluir paralelamente aos constantes desenvolvimentos tecnológicos