"DVB's vision is to build a content environment that combines the stability and interoperability of the world of broadcast with the vigor, innovation, and multiplicity of services of the world of the Internet."
DVB, 2000
Como é de conhecimento público, foi recentemente lançada a terceira plataforma de televisão digital via satélite em Portugal, o MEOSat. Este novo serviço de televisão por assinatura, da PT Comunicações, foi lançado com o intuito de fazer frente à, agora concorrente, ZON TVCabo (a primeira plataforma).



Para além destas duas plataformas, existe outro operador, inicialmente privado, que pretendia distinguir-se da concorrência na relação qualidade/preço dos seus serviços, a TVTEL Satélite (a segunda plataforma) que foi adquirida pela ZON. Apesar disso, e ao nível do mercado, ela continua a apresentar uma oferta completamente independente.
A MEOSat e a ZON TVCabo utilizam o mesmo satélite geoestacionário para difundir os seus conteúdos, o Hispasat(30 º O). Este satélite apresenta uma cobertura muito boa, tanto a nível do território nacional como ao nível do restante território europeu. Para o utilizador, basta uma antena parabólica com pouco mais de 30 cm e um LNB, com um factor de ruído da ordem dos 0.2 dB, para receber todos os conteúdos transmitidos. A oferta MEOSat foca o seu modelo de negócio na qualidade digital dos seus conteúdos, apostando na alta definição. Esta é permitida através da utilização da tecnologia de compressão MPEG-4, que assenta no padrão de transmissão DVB-S2. Deste modo, é normal que os mais de quinhentos mil clientes da ZON TVCabo se sintam atraídos pelos serviços da PT, pois não necessitam de reorientar a posição das suas antenas, mas apenas de adquirir o novo receptor de alta definição, para usufruir do serviço. A ZON TVCabo e a TVTEL utilizam satélites diferentes. A TVTEL utiliza o antigo Hotbird 2 (13 º E), agora designado por Eurobird 9 (9 º E), devido à sua nova posição orbital. Este efectua uma óptima cobertura, mas necessita, nas mesmas condições que o da ZON, de uma antena de recepção com, pelo menos, 50 cm. Ambos os serviços disponibilizam os conteúdos em MPEG-2. Teoricamente, o serviço da TVTEL apresenta uma melhor qualidade de imagem, pois transmite dez canais por portadora, contra os dezasseis da ZON. Outra diferença reside no número e variedade de canais oferecido. A TVTEL aposta num satélite que dispõe acesso gratuito a dezenas de canais internacionais, enquanto que o da ZON e da MEO dispõe, para além dos seus pacotes, de apenas alguns canais espanhóis. Para fazer face à concorrência, a ZON TVCabo prepara-se para adquirir um novo transponder, o que lhe permitirá diversificar a sua oferta de canais. Além disso, está em vias de migrar para o formato MPEG-4, que já se encontra em fase de teste com o canal Sport TV HD. Assim a ZON TVCabo passa a ser o único operador em Portugal a difundir em directo todos os jogos do Euro 2008 (31 no total) em Alta Definição.

