"DVB's vision is to build a content environment that combines the stability and interoperability of the world of broadcast with the vigor, innovation, and multiplicity of services of the world of the Internet."

DVB, 2000

Negócio

3.1. Oferta nacional

Como é de conhecimento público, foi recentemente lançada a terceira plataforma de televisão digital via satélite em Portugal, o MEOSat. Este novo serviço de televisão por assinatura, da PT Comunicações, foi lançado com o intuito de fazer frente à, agora concorrente, ZON TVCabo (a primeira plataforma).

ZON TVCabo TVTel Satélite MEOSat

Para além destas duas plataformas, existe outro operador, inicialmente privado, que pretendia distinguir-se da concorrência na relação qualidade/preço dos seus serviços, a TVTEL Satélite (a segunda plataforma) que foi adquirida pela ZON. Apesar disso, e ao nível do mercado, ela continua a apresentar uma oferta completamente independente.

 

3.2. Comparação técnica

A MEOSat e a ZON TVCabo utilizam o mesmo satélite geoestacionário para difundir os seus conteúdos, o Hispasat(30 º O). Este satélite apresenta uma cobertura muito boa, tanto a nível do território nacional como ao nível do restante território europeu. Para o utilizador, basta uma antena parabólica com pouco mais de 30 cm e um LNB, com um factor de ruído da ordem dos 0.2 dB, para receber todos os conteúdos transmitidos.

A oferta MEOSat foca o seu modelo de negócio na qualidade digital dos seus conteúdos, apostando na alta definição. Esta é permitida através da utilização da tecnologia de compressão MPEG-4, que assenta no padrão de transmissão DVB-S2. Deste modo, é normal que os mais de quinhentos mil clientes da ZON TVCabo se sintam atraídos pelos serviços da PT, pois não necessitam de reorientar a posição das suas antenas, mas apenas de adquirir o novo receptor de alta definição, para usufruir do serviço.

A ZON TVCabo e a TVTEL utilizam satélites diferentes. A TVTEL utiliza o antigo Hotbird 2 (13 º E), agora designado por Eurobird 9 (9 º E), devido à sua nova posição orbital. Este efectua uma óptima cobertura, mas necessita, nas mesmas condições que o da ZON, de uma antena de recepção com, pelo menos, 50 cm.

Ambos os serviços disponibilizam os conteúdos em MPEG-2. Teoricamente, o serviço da TVTEL apresenta uma melhor qualidade de imagem, pois transmite dez canais por portadora, contra os dezasseis da ZON.

Outra diferença reside no número e variedade de canais oferecido. A TVTEL aposta num satélite que dispõe acesso gratuito a dezenas de canais internacionais, enquanto que o da ZON e da MEO dispõe, para além dos seus pacotes, de apenas alguns canais espanhóis.

Para fazer face à concorrência, a ZON TVCabo prepara-se para adquirir um novo transponder, o que lhe permitirá diversificar a sua oferta de canais. Além disso, está em vias de migrar para o formato MPEG-4, que já se encontra em fase de teste com o canal Sport TV HD. Assim a ZON TVCabo passa a ser o único operador em Portugal a difundir em directo todos os jogos do Euro 2008 (31 no total) em Alta Definição.