@ MP3 AAC MP3/AAC ASPECTOS LEGAIS

O AAC face ao MP3 apresenta as seguintes melhorias:

• Mais frequencias de amostragem que o MP3;

• Suporte até cerca de 48 canais, comparativamente ao MP3 que suporta até cerca de 2 canais no modo MPEG-1 e até cerca de 5.1 canais em modo MPEG-2;

• Débitos arbitrários e tamanho variável de trama, também oferece débito constante com reserva de bit;

• Maior eficiencia e um filterbank mais simples, puramente MDCT;

• Maior eficiencia na codificaçao para sinais estacionários (Tamanho do bloco: 576 -> 1024 amostras);

• Maior eficiencia na codificaçao para sinais transientes (tamanho do bloco: 192 -> 128 amostras);

• Lida muito melhor com frequencias acima dos 16 kHz do que o MP3;

• Técnica joint stereo mais flexível (separada para cada banda);

• Ferramentas adicionais como forma de aumentar a eficiencia na compressao.

Estas ferramentas podem ser combinadas formando perfis de codificaçao diferentes. No geral, o formato AAC permite aos criadores uma maior flexibilidade no desenho dos codecs que a que o MP3 oferece, e corrige muitas das escolhas de desenho realizadas na especificaçao áudio original do MPEG-1. Esta flexibilidade acrescida frequentemente conduz a estratégias de codificaçao concorrentes e, como resultado, a uma compressao mais eficiente. As vantagens que o formato AAC oferece comparativamente ao MP3 nao sao completamente decisivas, a especificaçao MP3 apesar de desactualizada, tem vindo a provar-se surpreendentemente robusta apesar das falhas apontadas neste [3].

De seguida é apresentada uma comparaçao do AAC e do MP3 de acordo com o teste de audiçao do EBU (European Broadcasting Union) [6]:

1 Microsoft Windows Media 4

2 MPEG-2 AAC

3 MP3

4 Q-Design Music Codec 2

5 RealNetworks 5.0

6 RealNetworks G2

7 Yamaha SoundVQ

Cada um destes codecs foi testado a 5 débitos diferentes: 16, 20, 32, 48 e 64 kbit/s. A duraçao de cada item foi estipulada como sendo 17 segundos.

Os resultados para um débito de 64 kbit/s por sinal estéreo sao apresentados na figura 3e. Vários codecs mostraram valores promissores a este débito. Em particular, o codec MPEG-2/4 AAC, foi o único codec no teste de 64 kbit/s que foi avaliado como “excellent” para todos os items de áudio. Tanto o codec MPEG-2/4 AAC como o codec Microsoft Windows Media 4 excederam a qualidade dos 7kHz em filtro passa-baixo. 

O AAC foi o único nos testes que foi avaliado com “Excellent” a 64kbit/s, para todos os itens de áudio avaliados. A 16kbit/s, os intervalos de confiança do codificador MPEG-2/4 AAC estao completamente ou em parte dentro do intervalo “Fair”, a excepçao de dois itens (i.e. Voz masculina e música clássica). A 64kbit/s, o intervalo de confiança está completamente ou em parte dentro do intervalo “Excellent”, a excepçao de dois itens (Comentário de hóquei no gelo e música clássica). Podemos também observar que para as diferentes músicas em média o AAC é obtém sempre melhores resultados [6]. 

 

 

Teste Prático de codificaçao de uma música em AAC e em MP3

Artista: Hoobastank

Música: Out Of Control

Álbum: The Reasons

 

AAC_128kb

MP3_128kbp

AAC_64kb

MP3_64kbs

AAC_32kb

MP3_32kb

Os formatos de codificaçao áudio digital MP3 e AAC sao os mais usados actualmente. Procura-se neste artigo explicar cada um dos formatos, as suas especificidades, as diferenças entre eles, suas vantagens/desvantagens e o impacto que o seu aparecimento e desenvolvimento tiveram na sociedade.