Evolução








Evolução
Definir o conceito de televisão tem sido um grande desafio nos dias de hoje. Aproximadamente durante as seis décadas após a primeira transmissão televisiva de larga escala, os Jogos Olímpicos de Berlim em 1936 [4], os telespectadores nunca tiveram a oportunidade de escolher livremente os conteúdos que desejavam ver na sua televisão.
Em 1948, nas montanhas da Pensilvânia, apareceram os primeiros canais por cabo que continuaram sem ceder essa liberdade. Os telespectadores continuavam limitados aos conteúdos dos canais disponibilizados pelas emissoras.
Home             Introdução             Evolução          Tecnologia             Modelos de Negócio
O Internet Protocol Television (IPTV) nasce no ano de 1995 [5], muito devido à explosão de utilizadores de internet, trazendo como principais vantagens a interacção com o telespectador e a distribuição point-to-point, o que permite a cada utilizador possuir emissões diferentes. Foi graças à interacção com o telespectador, que foi possível no ano de 1998 surgir comercialmente, uma nova funcionalidade, o Video on Demand (VoD) [6]. O VoD oferece várias funcionalidades novas à, até então chamada, televisão. Nela visualizavam-se apenas canais que eram emitidos continuamente pelas emissoras televisivas. Com o VoD, já é possível visualizar um filme que se encontre na biblioteca da operadora, em qualquer momento. Repare-se que o VoD requer interacção por parte do telespectador, e como tal, modificou de alguma forma o conceito de televisão conhecido até ao momento. Além disso, embora os conteúdos tenham deixado de ser obrigatoriamente canais, ainda continuavam a ser controlados totalmente pelas emissoras.

A iTV tem crescido significativamente desde 2007. Steve Mitgang, CEO da Veoh Networks, disse: "Se 2006 foi o ano do vídeo online, então 2007 deve ser visto como o ano em que nasceu a iTV. Os telespectadores estão cada vez mais confortáveis a assistir a programas online, (…)" [7]. O conceito de iTV utilizado por Steve Mitgang, nessa afirmação, refere-se a assistir aos conteúdos televisivos somente após a sua transmissão. Neste artigo, o conceito é um pouco diferente. O conceito de iTV baseia-se na televisão em tempo real na internet. O site da Tv Channels Free [8] e o do USTREAM [9] são apologistas deste conceito. Nestes sites é possível que todos os telespectadores assistam aos conteúdos que estão a ser transmitidos em tempo real pelas emissoras em qualquer dispositivo com acesso à internet. O número de canais disponíveis não é fixo, o que torna possível uma maior personalização sobre os conteúdos que se pretendam assistir. Como se mostrou, a iTV tem como principais características a mobilidade e uma variedade de conteúdos ainda maior.

Processo Evolutivo, "Evolução"
Situação em Portugal            Perspectivas Futuras           Conclusões           Referências          Links Úteis