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Como em qualquer nova tecnologia que surge, existe sempre a necessidade de tirar proveito da sua potencialidade, sendo para tal criados modelos de  negócio. Sem fugir à regra, a iTV, devido às suas características, proporcionou o aparecimento de um novo mercado. Dessas características podem-se destacar algumas delas, tais como:

  • Custo baixo de entrega e constrangimentos de ordem geográfica reduzidos: Uma vez que a capacidade da internet está constantemente a aumentar, a transmissão de iTV torna-se cada vez mais barata. Além disso, os custos associados ao equipamento necessário para fazer uma transmissão pela internet são variáveis e não dependem do conteúdo. Por outro lado, como o acesso à internet encontra-se massificado por todo o globo torna esta tecnologia livre de fronteiras geográficas, permitindo essencialmente uma transmissão instantânea.

  • Interactividade mais eficiente: Ao tratar-se de uma tecnologia bidireccional, a iTV proporciona uma maior componente interactiva. O espectador pode ter um papel ainda mais activo no que se refere à escolha do conteúdo que quer visualizar (eventos desportivos, espectáculos, etc) e da forma de visualização (como por exemplo, a escolha de ângulos de visão e de câmaras).

  • Publicidade/patrocínios mais eficientes: Com o aparecimento da internet a distribuição de conteúdos publicitários tornou-se mais direccionada ao utilizador, consoante um perfil individual gerado pelo tipo de conteúdos multimédia consultados. Esta "revolução" modificou a estrutura publicitária, acabando com os intervalos feitos com uma certa periodicidade. Nesta nova vertente, os conteúdos publicitários/patrocínios são agora visualizados ora no início e final da transmissão ora durante a emissão ao lado da janela de visualização. A nova forma de fazer publicidade proporciona e potencia a aquisição de produtos, serviços ou bens, de uma forma mais directa e focada nos interesses do espectador.

  • Política de preços mais direccionada e flexível: Uma política de preços mais directa e eficiente reduz os custos operacionais, mas especialmente revela-se uma mais-valia na determinação do montante que cada consumidor está disposto a pagar.

Certos sites conseguem identificar as diferenças entre consumidor de alto e baixo potencial, baseando-se nos seus hábitos de pesquisa e/ou compra, aplicando sobre isto uma política de preços dinâmica. Existe também uma estratégia de agregação de vários serviços, possibilitando por exemplo, adquirir pacotes com conteúdos exclusivos que de outra forma se encontram inacessíveis ao consumidor.
Caso a tecnologia utilizada pelo codec de vídeo possua uma boa escalabilidade, é possível diferenciar o débito consoante a plataforma de acesso do utilizador. Essa mesma escalabilidade define diferentes níveis de qualidade visual, na medida em que os utilizadores premium podem ter direito a melhor qualidade. Essa diferenciação faz com que o produto seja adaptável a qualquer telespectador.
As grandes corporações, podem adoptar várias medidas e estratégias para obter lucros mais abrangentes. Algumas dessas opções técnicas passam por:

  • Limitação do acesso aos conteúdos restringindo a gama de endereços de IP: O iPlayer da BBC [24] limita a visualização dos seus conteúdos em tempo real para os endereços IP do Reino Unido.

  • Criação de contas pessoais obrigatórias para a visualização de determinados conteúdos.

  • Exclusividade de conteúdos mediante uma subscrição de serviço extra.

  • Utilização de codecs de código aberto para a codificação dos conteúdos, para não ser necessário o pagamento de royalties. O Theora [25] é um codec que tem vindo a ganhar algum terreno em relação aos codecs geralmente utilizados que por norma requerem o pagamento de royalties, como é o caso do H.264/AVC.

  • Criação de conteúdos usando formatos exclusivos desenvolvidos por determinada empresa.


Como se pode observar, todas estas sugestões podem ser controladas por uma aplicação. Como tal, uma certa emissora pode requisitar que o telespectador instale a sua aplicação de modo a conseguir visualizar os seus conteúdos, garantindo algum controlo sobre o telespectador.

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