conceitos básicos
O registo permite defender legalmente os direitos
do autor e existem vários tipos de registo adequados a cada situação.
Marca (Trademark)
As leis de Trademark procuram defender a fonte de produtos, ou
seja proteger o nome, slogan e reputação das empresas. É um exemplo de
Trademark, o nome e logótipo de empresas como a
Nintendo e
Playstation que dão grande prestígio
aos produtos por si representados.
Uma empresa pode optar por não proteger o seu nome no entanto, encontra-se
automaticamente protegida com comprovativo de primeira utilização do logótipo
podendo utilizar as letras TM como representação de Trademark não registado, no
caso de devidamente registada pode usar ®.
Uma empresa protegida por Trademark não invalida a utilização do
seu nome por completo, existem limitações geográficas e de produtos, isto é a
marca tem de definir em que regiões e quais os tipos de produtos para a qual
pretende proteger o nome.
A duração dos direitos por Trademark pode ser ilimitada desde que
o detentor renove os registos e mantenha a marca em utilização.
Patente (Patent)
Tem de ser obtida através de um registo formal junto de
uma entidade reguladora e serve para proteger descobertas com utilidade prática
de modo a que a descoberta possa ser exposta ao público promovendo investigação
e aumentando o conhecimento global sem prejudicar o inventor sendo que a
invenção só pode ser explorada com o seu consentimento. Isto permite também que
o investigador possa optar por vender produtos baseados na sua descoberta ou
focar-se na investigação e deixar outras entidades explorarem esses produtos
pagando taxas. Não existem patentes globais, logo o detentor da patente terá de
a registar em todos os países na qual pretende protecção. A duração de uma
patente é geralmente de 20 anos e os seus custos podem ir até 15000€ inicias
mais as taxas de manutenção anuais.
Copyright
É a licença que visa atribuir os direitos à cópia, distribuição e
venda de um produto final ao seu autor, como por exemplo livros, filmes,
musicas, desenhos e esculturas. Um produto pode ser marcado com o símbolo ©
significando que o autor pretende exclusividades de copyright. Os direitos
copyright permanecem até 70 anos após o falecimento do autor protegendo assim os
interesses até duas gerações. Segundo a convenção de Berna, os direitos de autor
também não necessitam de um registo oficial, e em tribunal os direitos são
atribuídos a quem apresentar prova da autoria, ou seja, prova da primeira
aparição do produto, prima facie.
Todas estas leis vieram permitir defesas legais a quem desenvolve
produtos novos, mas será isso capaz de travar o uso não autorizado dos produtos.
Existe então outra estratégia.
Trade Secrets
Consiste em esconder um produto, fórmula ou método de maneira a obter
vantagens económicas. Um dos mais conhecidos exemplos de Trade Secret é a
Coca-Cola que desde a sua
existência optou por esconder a fórmula da sua bebida. É óbvio como esta defesa
é eficiente, pois não é possível copiar algo que não é divulgado. O mesmo pode
ser interpretado no código fonte de programas de software que normalmente não
são divulgados a não ser que se trate de programas open source e na cifra de
conteúdos de televisão, estas cifras só são eficazes se a chave for mantida em
segredo. A desvantagem é que este tipo de defesa apenas tem o apoio de acordos
de confidencialidade na qual funcionários e colaboradores se comprometem a não
divulgar informações confidenciais, ou seja, caso o segredo seja divulgado de
modo ilegal, a empresa lesada pode defender-se em tribunal, mas caso o segredo
seja descoberto por engenharia inversa ou qualquer outro método legal, uma vez
descoberto pode ser utilizado sem restrições.
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