MEO

ZON

O paradigma da Televisão

Na secção anterior explicou-se a digitalização de alguns canais analógicos feita pela ZON para libertar espaço que seria usado no acesso a internet. O envio dos canais digitais e analógicos é feito em Brodcast permitindo que utilizadores sem Set-Top-Box possam ainda ter acesso aos canais analógicos.

O MEO devido as limitações de banda impostas pelo par de cobre teve de convergir para a solução do IPTV (Internet Protocol Television), em que os streams de vídeo são enviados para a rede como pacotes IP, como ilustra a figura seguinte. Para que um cliente possa visualizar um canal de TV, tem de possuir uma STB, que é uma das desvantagens da MEO pois não possibilita a distribuição dos canais de uma forma simples.

Distribuição de televisão em broadcast e IPTV

Tecnologias utilizadas em Televisão

As principais diferenças na transmissão de sinal de televisão devem-se às arquitecturas de rede explicadas anteriormente, sendo que a transmite simultaneamente no máximo 3 canais, enquanto a ZON utiliza CATV (cable television), enviando um só sinal de televisão, no qual estão multiplexados na frequência todos os canais. Ambos os operadores dispõem dos mesmos serviços através de satélite e a MEO proporciona ainda televisão no telemóvel, através do portal de internet móvel da TMN, empresa de telecomunicações móveis que pertence ao grupo PT, tal como a MEO.

Um parâmetro muito importante nestes sistemas é o atraso associado à mudança de canal, uma vez que a televisão digital exige a procura dos pacotes respectivos do canal seleccionado, assim como a espera por uma trama I (intra), aquela que contém informação completa sobre a trama visualizada, ao contrário das tramas P (predictive) e B (bi-direccional), que contêm informação que complementando outras tramas, geram as tramas seguintes, como ilustra a Figura X. É de facto um compromisso entre factor de compressão para o operador e o atraso máximo gerado pela espera da trama I sentido pelo utilizador, inversamente proporcional à frequência dessas tramas.

Composição de um GOP(Group of Pictures)

Existe também o atraso associado ao enchimento inicial do buffer de stream de vídeo para garantir a inexistência de perturbações futuras na sequência de tramas.

Neste assunto, a IPTV da MEO tem um melhor desempenho que a ZON, ao apresentar um atraso médio de 200ms enquanto fazer zapping ou mudanças consecutivas de canal numa set-up box da ZON chega a ser desanimador, com um tempo médio de 1000 ms. A MEO permite ainda visualizar o canal actual e percorrer outros canais, aparecendo o nome e imagem do programa respectivo a esses canais no canto inferior do ecrã. Para este rápido desempenho, a MEO implementou um sistema de mudança rápida de canal, conhecida como Multicast Instant Channel Change, que dá resposta aos atrasos adicionais de pedido à rede do canal pretendido, processamento e entrega do conteúdo e de protecções de segurança/bloqueio parental e/ou canais protegidos por serem pagos.

No momento da mudança de canal:

• o cliente escolhe um canal na STB e é enviado um pedido de join para um servidor de distribuição (D-Server);

• gera-se uma resposta do D-Server para a STB, que consiste num stream unicast com um débito superior ao normal, enchendo mais depressa o buffer do descodificador, consumindo uma maior largura de banda momentânea;

• o cliente começa nesta fase a visualizar os primeiros conteúdos do canal, iniciados por uma trama I. Assim, o utilizador começa rapidamente a ver conteúdos em vez de er uma imagem escura de ecrã durante o processo completo de carregamento do canal multicast;

• é enviado um pedido de join multicast para os routers ou outros dispositivos que contêm os streams;

• é recebido, acumulado em buffer, descodificado e mostrado na televisão o stream de vídeo.

• o atraso será tanto mais reduzido quanto a disponibilidade dos conteúdos nas Multicast Routers mais próximas do cliente, que estão dispostas numa hierarquia de rede (fig.X)

Sequência do Instant Channel Change

A rapidez de acesso a estes streams, associados ao ICC, pressupõe a existência dos conteúdos em diversos dispositivos mais próximos dos clientes.

Error recovery - Reliable UDP

É um método de recuperação de erros utilizado pela MEO na STB que, quando o descodificador detecta perdas de pacotes, envia um pedido de reenvio para servidores próximos dedicados que enviam os pacotes em falta, fazendo uma pequena espera para receber os pacotes em falto e reorganizar o stream no buffer. É uma solução que provoca um certo atraso, implementada para evitar a visualização dos macroblocos e distorções na imagem, quando há erros.

Set up boxes

Porque o objectivo final é a satisfação dos utilizadores, estes é que ditam as soluções que mais lhes agradam e é unívoco o facto de as set up boxes da MEO terem uma interface mais intuitiva e de mais fácil utilização. Contudo, para ver televisão MEO é preciso ter uma set up box por televisor, custando o aluguer de cada box extra aproximadamente 2,5€. Na ZON, para além do televisor que está equipado com a set up box, é possível ver noutros aparelhos televisão, embora com apenas cerca de 40 canais, menos do que o serviço digital, já que no stream de vídeo para além dos canais digitais, contém ainda os canais analógicos, devido ao serviço pioneiro da TV CABO antigamente fornecer apenas canais analógicos. Esta situação prende-se com o facto da continuidade de utilização do serviço analógico por parte de antigos clientes, já que a intenção da ZON é ir progressivamente fechando estas transmissões para incrementar o número de canais HDTV.

As set up boxes utilizadas pelos operadores e as suas principais características são:

- MEO BOX: Motorola VIP1216

Meo box

- ZON BOX HD+DVR: Thomson DCI8220

Zon Box HD+DVR

Ambas dispõem de:

• Capacidade de 80, 160 ou 250 GB de disco, para guardar as gravações efectuadas.

• Consulta de programação de 7 dias, designado por Guia TV.

• Descodificador MPEG-4 AVC (H.264), VC-1 e MPEG-2.

• Dolby® Digital AC3 and AAC digital audio

Acerca dos perfis e níveis utilizados no MPEG-2, o Main@Main é a solução adoptada pelos operadores para SDTV e suporta as seguintes capacidades máximas

Parâmetro
Capacidade
Amostras/linha 720
Linhas por imagem 576
Tramas por segundo 30
Amostras por Segundo 10 368 000
Débito binário 15 Mbit/s
Tamanho da memória 1 835 008 bits
Formato da crominância 4:2:0
Factor de forma da imagem 4:3, 16:9, 1:1

Em relação ao H.264/AVC, solução preferida para HDTV, utiliza-se High Profile @ Level, com uma resolução de alta definição e ferramentas que garantem um factor de compressão que permite ter canais em alta definição com débitos médios de 6 Mbit/s, metade dos observados com MPEG-2.