MEO

ZON

O serviço de voz



Com o spin-off, a ZON passou a ser mais um player no mercado e, como alternativa ao serviço de voz da PT, apresentou o VoIP (Voice Over Internet Protocol). Na PT a banda reservada para o serviço de voz são 4KHz em banda de base. Trata-se de um serviço independente dos restantes e não requer energia eléctrica no cliente para funcionar, porque os telefones são alimentados pela Central Telefónica. O VoIP utiliza o SIP (Session Initiation Protocol) sobre UDP (User datagram Protocol) e a internet para funcionar e por isso tem problemas de atrasos e de perda de pacotes na rede IP. Em termos da qualidade do serviço a PT é substancialmente melhor pelo facto do sinal viajar numa rede segura e não sofrer atrasos.

A figura que se segue pretende mostrar como é feita a ligação entre um telefone da ZON com a rede IP. O equipamento não gera tráfego IP, como acontece em alguns equipamentos da cisco, a conversão é feita num adaptador já embedido no modem/router.


Configuração típica duma rede que gera tráfego VoIP

Como se nota na figura o telefone utilizado pelo cliente é analógico, o sinal a entrada do router/adaptador é analógico e tem de ser digitalizado para seguir numa rede pacotes IP ao contrário do que acontece na rede PSTN (Public Switched Telephone Network) em que o sinal é digitalizado na central telefónica com PCM (Pulse Code Modulation) a 8 bits por amostra gerando um débido de saída de 64 Kbps.

Como é router/adapatador que tem de digitalizar o sinal, o débito vai depender do codec de voz utilizado. Seguem-se alguns exemplos: